Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Frio aperta no início de dezembro (mas também conte com chuva e até neve)

O mês de dezembro em Portugal continental vai arrancar frio, mas ainda assim com temperaturas acima da média.

Frio aperta no início de dezembro (mas também conte com chuva e até neve)
Notícias ao Minuto

16:49 - 28/11/23 por Marta Amorim

País Meteorologia

Depois de um novembro chuvoso e atribulado no que à meteorologia diz respeito, com várias depressões que nos deixaram a contar os dias por um raio de sol, eis que chega dezembro. 

Contudo, para além das baixas temperaturas, este novo mês também vai trazer muita chuva. 

O meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Pedro Silva, revela ao Notícias ao Minuto que "as primeiras duas semanas de dezembro serão de bastante frio mas, ainda assim, uma anomalia positiva. Ou seja, teremos um início de dezembro com temperaturas acima do normal". Tal não quer dizer, contudo, que não fará frio. Fará, e muito. 

No interior norte e centro, o frio aperta a partir já desta quinta-feira, com os termómetros a descer aos 0 graus. Segundo o IPMA, na sexta-feira podemos mesmo ter temperaturas negativas, com possibilidade de queda de neve.

As duas primeiras semanas de dezembro serão também bastante chuvosas, com o país a registar valores de precipitação acima da média. 

E pela altura do Natal?

A segunda quinzena de dezembro deverá ter também temperaturas acima do normal. Quanto à precipitação, não se verificam anomalias significativas, o que sugere valores de chuva dentro da média da normal climatológica de referência. Contudo, tendo em conta a distância cronológica, é difícil de aferir se será mesmo assim. 

Em toda a Europa ai verificar-se um inverno rigoroso, contudo, em Portugal continental, o tempo frio não deverá ser tão agreste e rigoroso.

"Portugal está claramente na fronteira entre as anomalias positivas e negativas e provavelmente não será tão afetado. É mais a zona central da Europa que vai arrefecer de forma clara, mas nós provavelmente vamos escapar sem grandes consequências", esclarece ainda Pedro Silva. 

Leia Também: Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª-feira devido à chuva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório