Registada maior rajada de vento desde que há registo na Serra da Estrela

A rajada atingiu uma velocidade de mais de 146 quilómetros por hora.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
02/11/2023 20:12 ‧ 02/11/2023 por Notícias ao Minuto

País

Serra da Estrela

Foi registada, durante a madrugada desta quinta-feira, a maior rajada de vento desde que há registo na Serra da Estrela. Segundo o site MeteoEstrela, que recorre a dados de três estações meteorológicas, a rajada atingiu uma velocidade de 146 quilómetros por hora.

"Foi batido o recorde de rajada de vento da estação desde que existe com uma rajada máxima de 146,5 km/h às 4h39", lê-se numa nota publicada na rede social Facebook.

O portal MeteoEstrela opera desde 2007 e recorre a dados de estações situadas meteorológicas na Covilhã, Penhas da Saúde e Torre. O recorde foi registado na estação da Torre, na Serra da Estrela. 

Sublinhe-se que Portugal continental está hoje a sentir os efeitos da depressão Ciáran, com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA previu "um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões norte e centro, com rajadas até 90 quilómetros por hora (km/h), e nas terras altas, com rajadas até 110 km/h", podendo até superar aquele valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Por isso, o instituto emitiu aviso amarelo de vento forte para hoje nos distritos de Viseu, Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.

Leia Também: Ciarán fez estragos (sobretudo) no Norte e Centro do país. Eis as imagens

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas