Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Plano de Mobilidade prevê gestão supramunicipal e transporte a pedido

O Plano de Mobilidade que o Governo está a preparar contempla, além do aumento de verbas, a gestão dos transportes a um nível supramunicipal e a implementação de soluções complementares, como o transporte a pedido.

Plano de Mobilidade prevê gestão supramunicipal e transporte a pedido
Notícias ao Minuto

22:39 - 24/10/23 por Lusa

Economia Mobilidade

O anúncio foi feito hoje pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, à margem da conferência "Desafios da mobilidade nos territórios de baixa densidade", realizado na Covilhã, no distrito de Castelo Branco.

Segundo a governante, em zonas menos povoadas ou dispersas, esta é uma forma de incentivar a utilização dos transportes coletivos.

"Sendo as CIM autoridades de transporte, cada vez mais a gestão dos transportes tem de deixar ser feita a nível municipal e passar a ser a ser feita a nível supramunicipal, o que implicará uma escala maior, tornará o serviço mais atrativo para os operadores privados poderem concorrer e torna a operação mais rentável do que estarem a candidatar-se aos transportes públicos apenas de um concelho", frisou Ana Abrunhosa.

A ministra considera esse "trabalho complexo", mas que tem de ser feito pelas CIM, em articulação com as entidades e serviços das regiões, para que a oferta seja consentânea com as necessidades da população.

"Tem de haver quantidade e qualidade de veículos nas horas em que as pessoas precisam e tem depois de haver intermodalidade entre os diferentes transportes", preconizou Ana Abrunhosa.

A governante deu o exemplo de zonas onde a gestão dos transportes coletivos é feita a um nível intermunicipal, onde existe uma oferta complementar "para pessoas com baixos rendimentos, para pessoas mais frágeis, mais envelhecidas," que é o transporte a pedido, mediante reserva por telefone, tendo em conta o perfil dos utilizadores.

"O transporte flexível está a funcionar muito bem em alguns municípios. Envolvem-se também taxistas e é também fonte de rendimento para operadores privados do território", vincou.

Ana Abrunhosa salientou que o propósito do Governo é que o Plano de Mobilidade seja um plano "de acessibilidade e de coesão".

A ministra defendeu a existência de "soluções adaptadas a populações mais envelhecidas, distribuídas de forma dispersa, para as quais tem de se garantir um transporte customizado".

Ana Abrunhosa informou que o Governo tem previsto distribuir "mais de 300 milhões de euros" pelas áreas metropolitanas e pelas comunidades intermunicipais (CIM) para melhorar a mobilidade no país, mas acrescentou que se trata sobretudo de uma questão de organização.

"Estamos a falar, em primeiro lugar, de organização e depois, naturalmente, vamos falar de investimento e de subsidiação", referiu.

Leia Também: Governo distribui "mais de 300 milhões" para melhorar a mobilidade

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório