Procurar

BE contra aumento do IUC por "castigar quem tem menos dinheiro"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, afirmou hoje que o partido vai votar contra o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC), alegando que as "motivações verdes não podem servir para castigar quem tem menos dinheiro".

BE contra aumento do IUC por "castigar quem tem menos dinheiro"

© Getty Images

Lusa
23/10/2023 12:21 ‧ há 1 ano por Lusa

Política

OE2024

"O único resultado deste tipo de políticas é virar uma parte da população contra a transição climática sem nenhum benefício óbvio", referiu Mariana Mortágua em Braga.

Para a líder bloquista, o facto de o valor do aumento ser no máximo de 25 euros por ano "não torna a medida correta".

"A medida é incorreta e nós votaremos contra esta medida porque ela é injusta, porque nós não podemos penalizar quem não tem um carro novo porque não tem dinheiro para comprar um carro novo. Parece me muito lógico que a medida que é injusta", frisou.

Em causa está uma medida prevista na proposta do Governo Orçamento do Estado para 2024 que altera as regras de tributação, em sede de IUC, para os veículos da categoria A de matrícula anterior a 2007 e motociclos (categoria E), determinando que estes deixem de ser tributados apenas com base na cilindrada (como sucede atualmente), passando a ser considerada a componente ambiental.

A subida não pode ultrapassar anualmente os 25 euros.

Para Mariana Mortágua, está é "uma forma fácil de angariar receita fiscal, mas que não é justa", usando o ambiente "como desculpa para criar mais impostos que depois penalizam os mais pobres".

"Não pode ser o caminho, porque isso coloca uma parte da população contra a necessidade de transição climática", reiterou.

A coordenadora do Bloco defendeu que o caminho deve ser a aposta em transportes públicos, "para que as pessoas, nomeadamente do interior, que não tem nenhuma alternativa, passem a poder ter um comboio ou um autocarro que lhes permita substituir o automóvel".

"Se queremos falar sobre alterações climáticas, vamos falar sobre os `resorts´ que estão a ser construídos em Grândola. Investimentos de milhares de milhões de euros e de grupos económicos poderosos. Acho que estaríamos a fazer um melhor serviço ao clima", rematou.

Leia Também: Aumento do IUC? "Não é irrelevante, mas é um pequeno assunto"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10