Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Aumento do IUC? "Não é irrelevante, mas é um pequeno assunto"

As palavras são da deputada socialista Alexandra Leitão, a propósito da proposta de aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) a partir de 2024.

Aumento do IUC? "Não é irrelevante, mas é um pequeno assunto"

A deputada socialista Alexandra Leitão, apontou, no domingo, que a proposta de aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) a partir de 2024 "não é irrelevante, mas é um pequeno assunto".

Em declarações no 'Princípio da Incerteza' da CNN, Alexandra Leitão revelou, no entanto, que o Orçamento do Estado (OE), como  "um instrumento de finanças públicas", "é um ótimo Orçamento".

Quanto à questão do IUC, Alexandra Leitão, afirmou que "vale cerca de 800 milhões de euros, o que não é nada de especial no Orçamento, mas tem um valor simbólico que não deve ser subestimado".

"A perceção da sensação de injustiça ou de falta de justiça social é muito importante em si mesmo. Relembro apenas que muitas das pessoas que têm carros anteriores a 2007 estarão provavelmente nos 48% a quem a redução do IRS é irrelevante porque já não o pagavam", afirmou ainda.

Na ótica de Alexandra Leitão, as pessoas "têm de decidir se querem deputados seguidistas e que são a voz do dono ou se querem deputados que pensam pela sua cabeça". "Têm de optar", acrescentou ainda.

Questionada sobre se acredita que o IUC vai cair nos termos propostos pelo OE, a deputada socialista acredita que "será mitigado".

Recorde-se que a proposta de Orçamento do Estado para 2024 prevê um aumento do IUC para veículos anteriores a 2007, alegando o Executivo que este aumento pretende incentivar os condutores a trocarem os seus veículos por modelos com menos taxas de poluição.

Leia Também: Israel deve "defender-se", mas sem violar "direito internacional"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório