Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

Maior exercício de drones do mundo (com 25 países) termina em Portugal

Desde o dia 11 de setembro, quando começou a fase de séries do exercício, em Troia e Sesimbra, que as demonstrações ocorrem.

Notícias ao Minuto

16:26 - 22/09/23 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

A 13.ª edição do Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmanned Systems (REPMUS23) terminou esta sexta-feira, 22 de setembro, após demonstrações de drones aéreos, terrestres e marítimos, que contaram com a presença de mais de 25 países e de 1.400 pessoas.

Organizado pela Marinha Portuguesa, em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o NATO Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) e a NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI), este é “o maior exercício dedicado à experimentação robótica e de veículos não-tripulados do mundo”, segundo um comunicado da Marinha.

Desde o dia 11 de setembro, quando começou a fase de séries do exercício, em Troia e Sesimbra, que as demonstrações ocorrem, tendo hoje sido realizadas “em simultâneo com o Exercício Dynamic Messenger, da NATO, que se realiza em Portugal e irá prosseguir nos próximos dias”.

Marcaram presença no último dia do REPMUS23 personalidades nacionais e internacionais como a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, acompanhada pelo secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires, pelo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, e pelo chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outros.

Percorra as imagens na galeria acima.

Leia Também: Sem planos para domingo? Pode visitar este navio em Viana do Castelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório