Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 26º

Abrem centro de tratamento ao cérebro após filho sofrer violento acidente

Martin ficou com graves sequelas cerebrais e na cervical após um acidente numa passagem de nível de Caminha. Menino não encontrou ajuda em Portugal, por isso pais decidiram abrir um Brain Treatment Center em Braga. O primeiro do país e da Europa.

Notícias ao Minuto

11:32 - 20/09/23 por Notícias ao Minuto

País Braga

Martin, hoje com 15 anos, sofreu um violento acidente de viação, em dezembro de 2020, em Caminha, quando o carro da mãe de um amigo, que lhe tinha dado boleia, foi abalroado por um comboio na passagem de nível com guarda de Cristelo.

A colisão deixou-o em coma durante nove meses e com graves sequelas cerebrais e na cervical, tão graves que não anda, não fala e tem de estar 24h por dia ligado ao ventilador.

Após acordar do coma, os pais, Amaya Guterres e Paulo Fonseca, tentaram procurar ajuda para o filho em Portugal, mas apenas encontraram tratamentos no Panamá.

Perante isso, decidiram criar um centro de tratamento neurológico inovador em Braga que é não só o primeiro Brain Treatment Center de Portugal, como de toda a Europa.

O centro, que abriu na segunda-feira e vai começar a receber pacientes a partir do dia 1 de outubro, é direcionado, sobretudo para crianças com lesões cerebrais e cervicais, mas também poderá ajudar a tratar pacientes com autismo e outros distúrbios de neurodesenvolvimento.

À AltoMinho TV, que avançou com a notícia, os pais de Martin revelaram que tudo começou depois de os tratamentos ao filho realizados no Panamá terem corrido "muito bem".

"Estabelecemos uma relação próxima com os donos da instituição. Criámos uma parceria e decidimos trazer o primeiro Brain Treatment Center (BTC) para a Europa", explicou Amaya Gueterres à televisão alto-minhota, para quem "é absurdo o facto de estes tratamentos não estarem disponíveis em Portugal", o que obriga as crianças com estes problemas a realizarem milhares de quilómetros para serem tratadas.

O Brain Treatment Center está presente em vários países e funciona em rede com uma equipa médica e científica de investigadores norte-americanos. 

Recorde-se que Martin, que seguia no banco traseiro do carro, foi o único passageiro que ficou ferido durante o acidente. A condutora e o filho saíram ilesos.

Leia Também: Oito mudanças simples que ajudam a proteger o seu cérebro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório