O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde anunciou esta terça-feira a "suspensão imediata da comercialização" de um lote do medicamento Bglau depois de ser "detetada uma contaminação com resíduos de outra substância ativa".
"A empresa Laboratório Edol, Produtos Farmacêuticos S.A, irá proceder à recolha voluntária do lote n.º 23A079, com a validade 31/01/2027, do medicamento Bglau (Brimonidina) 0.7 mg/0.35 ml, Colírio, solução em recipiente unidose, com o número de registo 5694203 - 60 recipientes unidose, por ter sido detetada uma contaminação com resíduos de outra substância ativa", pode ler-se num comunicado do Infarmed.
Por isso, o Infarmed decidiu suspender a comercialização deste lote de forma imediata.
A nota refere ainda que "as entidades que possuam este lote de medicamento em stock não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução".
Contudo, os doentes que estiverem a utilizar este medicamento com este lote "não devem interromper o tratamento" e, logo que possível, devem "contactar o médico para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo".
Bglau é um medicamento utilizado para reduzir a pressão dentro do olho, em doentes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular.
Leia Também: "Suspeita de falsificação". Infarmed suspende lote de testosterona