"Suspeita de falsificação". Infarmed suspende lote de testosterona
Face ao exposto, o Infarmed avisa que esta unidade não pode ser vendida, comercializada ou administrada.
© iStock
País Infarmed
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) anunciou, esta quinta-feira, que confirmou uma suspeita de falsificação de uma unidade do lote n.º KT02S51, val.12/2026 do medicamento Testoviron Depot, Testosterona, 250 mg/1 ml, solução injetável, ampola 1 unidade-1ml.
O lote falsificado apresenta o número de registo 8888222, de acordo com o que informam os responsáveis. "O lote genuíno com o número KT02S51 apresenta a validade de 12/2023", contrariamente ao lote falsificado.
Segundo o Infarmed, no lote foi identificada uma validade incorreta. "A suspeita de falsificação da unidade em causa foi confirmada pelo facto de, além de se terem identificado outras diferenças na embalagem e na ampola, a unidade suspeita de falsificação apresentar uma validade incorreta de 12/2026", lê-se na nota publicada no site.
Face ao exposto, o Infarmed avisa que esta unidade não pode ser vendida, comercializada ou administrada e as entidades que tenham o lote em questão devem "proceder de imediato à sua segregação e comunicar ao Infarmed através do e-mail dil-ins@infarmed.pt".
O Testoviron Depot é uma "terapêutica de substituição de testosterona em casos de hipogonadismo masculino, quando a deficiência em testosterona tiver sido confirmada clinicamente e por análises bioquímicas".
Leia Também: Infarmed suspende comercialização de lote de cateter endovenoso
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com