Pouco mais de uma semana depois de tomar posse como patriarca de Lisboa, Rui Valério visitou esta segunda-feira as instalações do Exército Português, conforme foi anunciado pelo organismo, que agradeceu "o apoio incondicional" pelas autoridades do país.
"O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, visita o Exército. O Exército agradece o apoio incondicional sempre manifestado pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, no acompanhamento a toda a família militar", destaca o Exército Português numa nota publicada na rede social X (antigo Twitter).
De recordar que Rui Valério tomou posse como Patriarca de Lisboa no dia 2 de setembro, na Sé Patriarcal.
Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, visita o Exército🇵🇹
— Exército Português 🇵🇹 (@Exercito_pt) September 11, 2023
O Exército agradece o apoio incondicional sempre manifestado pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, no acompanhamento a toda a família militar. #ExércitoPortuguês @defesa_pt pic.twitter.com/jKHjhjRgQA
Rui Valério, que trabalhou durante vários anos como padre no Patriarcado, sucede a Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade.
O Vaticano anunciou, em 10 de agosto, a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança como novo patriarca de Lisboa.
O novo patriarca tem 58 anos e é natural de Urqueira, no concelho de Ourém. Foi ordenado padre em 1991, em Fátima. Torna-se agora o 18.º patriarca de Lisboa.
Pertencente aos Missionários Monfortinos, foi o primeiro padre português daquela congregação a ser ordenado bispo.
Manuel Clemente, que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa nos últimos 10 anos, completou 75 anos no dia 16 de julho, idade prevista para a apresentação da renúncia ao lugar de titular da diocese.
Leia Também: Novo patriarca de Lisboa admite indemnizar vítimas de abusos da Igreja