Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Incêndio do Caramulo foi há 10 anos. LBP recorda bombeiros que morreram

Foi um dos incêndios mais trágicos do país.

Incêndio do Caramulo foi há 10 anos. LBP recorda bombeiros que morreram
Notícias ao Minuto

16:44 - 28/08/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País LBP

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) assinalou, esta segunda-feira, 28 de agosto, 10 anos do incêndio do Caramulo, através de uma publicação divulgada nas redes sociais, lembrando os operacionais que perderam a vida durante o combate às chamas.

Note-se que o Caramulo foi fustigado, em agosto de 2013, por um dos mais trágicos incêndios da história do país. Além da morte de bombeiros durante o combate às chamas, arderam mais de uma dezena de hectares e contaram-se milhões de euros de prejuízos. Houve vários focos de incêndio, durante 10 dias. Considerou-se que quatro bombeiros morreram diretamente devido a este incêndio.

De notar que em 2013 morreram sete bombeiros no país durante o combate às chamas e em resultado de ferimentos sofridos no terreno.

A 15 de agosto morreu um bombeiro de 40 anos no concelho da Covilhã; a 22 de agosto morreu uma bombeira no combate ao incêndio na Serra do Caramulo; a 27 de agosto faleceu um dos bombeiros que ficou gravemente ferido no combate ao mesmo incêndio; a 29 de agosto uma bombeira de 21 anos morreu no combate a um incêndio em São Marcos/Muna, junto à Serra do Caramulo.

No dia 3 de setembro morreu um dos bombeiros feridos gravemente no combate ao incêndio em Tondela. Três dias depois, um bombeiro de 25 anos de Miranda do Douro faleceu por ferimentos contraídos num incêndio naquele concelho e que provocou também a morte de outro operacional de 45 anos.

Leia Também: Incêndios. LBP critica "ausência de meios aéreos logo ao amanhecer"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório