Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Câmara "preocupada" com situação nas urgências após morte de idoso

A Câmara de Loures manifestou-se hoje preocupada com a situação nas urgências no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), na sequência da morte de um idoso de 93 anos que alegadamente esperou mais de cinco horas para ser transferido para outra unidade.

Câmara "preocupada" com situação nas urgências após morte de idoso
Notícias ao Minuto

14:07 - 22/08/23 por Lusa

País Loures

"A Câmara Municipal de Loures lamenta a morte do idoso ocorrida ontem [segunda-feira] no Hospital Beatriz Ângelo, enquanto esperava transferência para o Hospital de Santa Maria, pelo que aguardamos os resultados do processo de inquérito", afirma, em comunicado, o município do distrito de Lisboa.

Numa curta nota, a autarquia, presidida pelo socialista Ricardo Leão, diz ainda estar "atenta e a acompanhar com preocupação a situação da urgência desta unidade hospitalar", nomeadamente a "falta de capacidade de resposta".

Também em comunicado, a CDU de Loures criticou a situação verificada no Hospital Beatriz Ângelo e instou o Governo a "avançar e concretizar medidas que reforcem o Serviço Nacional de Saúde (SNS)", permitindo fixar os profissionais do setor.

"Face a esta situação mais geral e ao verificado nas últimas horas, a CDU exige que se tomem todas as medidas para repor a capacidade de resposta dos serviços do Hospital Beatriz Ângelo, assegurando a resposta pública, de qualidade e universal", defendem os comunistas.

O idoso deu entrada nas urgências do HBA pelas 13:00 de segunda-feira, com uma fratura numa perna, e acabaria por morrer depois de mais de cinco horas à espera no corredor do hospital, segundo adiantou à agência Lusa o comandante dos Bombeiros de Camarate, Luís Martins.

O comandante explicou que os bombeiros de Camarate, ao terem conhecimento de que o doente teria de ser levado para Santa Maria, se prontificaram para fazer o transporte, mas não tiveram autorização e continuaram à espera.

A avaliação clínica foi realizada na maca dos bombeiros por "falta de macas no hospital". Foram feitos exames raio-x, em que foi detetada uma fratura do colo do fémur, e uma estabilização da perna com uma tração, acrescentou Luís Martins.

Em comunicado, o Conselho de Administração do Hospital Beatriz Ângelo confirmou e lamentou a morte, ocorrida na segunda-feira, de um utente de 93 anos, adiantando que determinou a "abertura de um processo de inquérito com caráter de urgência".

"Apesar de a avaliação preliminar não permitir estabelecer qualquer relação entre o tempo de permanência na urgência, a assistência prestada e o desfecho que veio a verificar-se, o Conselho de Administração determinou a abertura de um processo de inquérito com caráter de urgência para cabal apuramento dos factos", é referido na nota.

De acordo com a RTP3, no Hospital Beatriz Ângelo, durante o dia de segunda-feira, chegaram a estar 22 ambulâncias com doentes à espera de serem atendidos ou à espera de transferência para outros hospitais.

Segundo o portal dos tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS), a unidade de saúde de Loures (distrito de Lisboa) registava às 13:00 um período de 04:50 de espera para os 33 utentes da Urgência Geral com a categoria Urgente (pulseira amarela), seguindo-se 49 minutos de espera para nove doentes Menos Urgentes (pulseira verde) e 25 minutos para as categorias Muito Urgente (pulseira laranja) e Não Urgente (pulseira azul), ambas com um utente.

[Notícia atualizada às 15h20]

Leia Também: Idoso morre à espera de transferência. Beatriz Ângelo abre inquérito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório