Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Idoso morre à espera de transferência. Beatriz Ângelo abre inquérito

Bombeiros de Camarate manifestaram disponibilidade para transportar o doente para o Hospital de Santa Maria, mas o hospital de Loures não autorizou. Unidade hospitalar anunciou "abertura de inquérito com caráter de urgência".

Idoso morre à espera de transferência. Beatriz Ângelo abre inquérito
Notícias ao Minuto

09:26 - 22/08/23 por Notícias ao Minuto

País Loures

Os Bombeiros de Camarate denunciaram a morte de um idoso, de 93 anos, no Hospital Beatriz Ângelo. O utente terá morrido depois de esperar cerca de seis horas para ser transferido para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Segundo revela fonte desta corporação, em declarações à RTP, o doente chegou ao hospital de Loures com uma fratura na perna, tendo sido atendido na maca, em pleno corredor do hospital.

Luís Marques, comandante dos Bombeiros de Camarate afirma que estava um ambiente de muita confusão neste centro hospitalar. Apercebendo-se disso, e tendo uma viatura disponível no exterior, estes Bombeiros disponibilizaram-se para proceder ao transporte do doente, algo que foi negado pelo Hospital Beatriz Ângelo.

O doente terá estado várias horas à espera. "Uma confusão tremenda nos corredores, estamos a falar de 22 ambulâncias", disse o mesmo responsável.

A sugestão de transporte pelos próprios bombeiros foi, porém, recusada. "[Disseram] que era um procedimento do hospital, era uma empresa externa que fazia esse mesmo transporte", afirma o Comandante Luís Marques. "A equipa prontificou-se mas o hospital não respondeu positivamente".

O idoso deu entrada no hospital pelas 13h, tendo falecido pelas 18h30. 

A RTP contactou a Direção Executiva do SNS, que remeteu esclarecimentos para a administração da unidade hospitalar.

O Hospital Beatriz Ângelo reagiu através de comunicado, esta terça-feira, confirmando a morte do idoso e indicando que "determinou a abertura de um processo de inquérito com carácter de urgência". A unidade hospitalar ressalva, porém, que a "avaliação preliminar não permite estabelecer qualquer relação entre o tempo de permanência na urgência, a assistência prestada e o desfecho que veio a verificar-se".

[Notícia atualizada às 10h06]

Leia Também: Beatriz Ângelo confirma morte de idoso e abre inquérito para investigar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório