Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Covid-19. Farmácias comunitárias vão administrar vacinas este outono

Este passo é dado depois de o mesmo acontecer com as vacinas contra a gripe. Verificando que estes esforços contribuíram de forma "muito positiva" no processo de vacinação contra a gripe, as vacinas contra a Covid-19 seguem agora pelo mesmo caminho.

Covid-19. Farmácias comunitárias vão administrar vacinas este outono
Notícias ao Minuto

13:38 - 17/08/23 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O diploma que prevê a administração de vacinas contra a gripe e Covid-19 em farmácias comunitárias já no próximo outono foi publicado esta quinta-feira em Diário da República.

De acordo com o documento, a Campanha de Vacinação Sazonal Outono-Inverno 2023-2024  contra a gripe e a Covid-19 em farmácias comunitárias entra em vigor na sexta-feira. 

"Na sequência da experiência adquirida na vacinação contra a gripe nas farmácias comunitárias, mais especificamente com o contingente de vacinas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), verificou-se que os mesmos contribuíram de forma muito positiva para que a vacinação decorresse de forma mais rápida, o que permitiu atingir, num período de tempo mais curto, a proteção populacional", lê-se.

No diploma é ainda sublinhado que esta 'deslocação' para as farmácias comunitárias permite que "os serviços de saúde possam reafetar os seus recursos para outras ações no âmbito da vacinação e de acompanhamento dos utentes".

A portaria sublinha a importância de manter os "elevados níveis de adesão" à vacinação contra a gripe mas também a importância de continuar a vacinação contra a Covid-19.

Será a Direção-Geral da Saúde a emitir as "orientações técnicas", como, por exemplo, quais os critérios de vacinação e dos utentes elegíveis.

"A Ordem dos Farmacêuticos colaborará com os serviços do Ministério da Saúde na disponibilização de informação atualizada sobre as vacinas que serão aprovadas para a Campanha de Vacinação Sazonal do Outono-Inverno de 2023-2024", acrescenta a portaria.

Estas farmácias vão poder praticar um horário mais alargado, sendo a lista de aderentes disponibilizada nos sites do SNS, da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Infarmed.

Leia Também: Covid longa. Preste atenção a este sintoma raro e alarmante nas pernas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório