Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

JMJ. Diocese da Guarda recebe mais de 700 jovens de várias nacionalidades

A Diocese da Guarda vai acolher mais de 700 jovens de diversas nacionalidades para os Dias na Diocese, que maioritariamente serão recebidos por famílias de acolhimento.

JMJ. Diocese da Guarda recebe mais de 700 jovens de várias nacionalidades
Notícias ao Minuto

13:11 - 19/07/23 por Lusa

País JMJ

Entre 26 e 31 de julho, na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, estarão na Guarda jovens provenientes de países como Holanda, França, Equador, Estados Unidos da América, Colômbia, México, Moçambique, Filipinas, Brasil e Polónia.

"Serão maioritariamente acolhidos por famílias de acolhimento, que proporcionarão as condições logísticas, de alimentação e higiene pessoal necessárias ao bem-estar destes peregrinos", referiu, em comunicado, o Comité Organizador Diocesana (COD) da Guarda para a JMJ.

No seu entender, "o mais relevante em cada uma destas famílias é a sua capacidade de bem receber, acolhendo estes jovens calorosamente e com generosidade".

Os jovens serão distribuídos pelos arciprestados de Guarda-Manteigas, Covilhã-Belmonte, Celorico da Beira-Trancoso, Fundão-Penamacor, Sabugal-Almeida e Seia-Gouveia.

Estes arciprestados, juntamente com as suas paróquias, os municípios e instituições locais, contribuíram "com refeições diárias, transporte para os jovens peregrinos, oferta de 'kit' de boas-vindas e informação turística, e apoio para a elaboração de diferentes programas compostos por várias iniciativas", explicou o COD.

Durante o período de estadia destes jovens na Diocese da Guarda haverá momentos de celebração e oração, atividades de contacto com as gentes locais, seus costumes e tradições, ações de voluntariado, trabalho comunitário, caminhadas e idas a praias fluviais da região.

Para assinalar a chegada dos jovens peregrinos à diocese, o COD realizará, na tarde do dia 26, uma festa de acolhimento na cidade da Guarda, que incluirá a celebração da Eucaristia na Sé, presidida pelo bispo da diocese, Manuel Felício, e animada musicalmente por um coro de jovens criado especialmente para este efeito.

O programa dos Dias na Diocese encerrará com a "FÉsta das Nações", no dia 30, no alto da Torre da Serra da Estrela.

Para este dia estão previstas atuações típicas dos países dos diferentes grupos de peregrinos e um concerto da Banda Jota (banda de inspiração cristã da Diocese da Guarda, que atuou na JMJ de Madrid, em 2011).

A Diocese da Guarda participara na JMJ Lisboa 2023 -- entre 01 e 06 de agosto - com um total de 367 pessoas, entre jovens, acompanhantes, dinamizadores juvenis, sacerdotes (17) e o bispo.

Desses peregrinos, 53 são provenientes do Comité Organizador Arciprestal (COA) de Celorico-Trancoso, 80 do COA Covilhã-Belmonte, 45 do COA Fundão-Penamacor, 113 do COA Guarda-Manteigas, 49 do COA Seia-Gouveia, 15 do Comite Organizador Paroquial (COP) de Pinhel e 12 do COP da Rebolosa -- Sabugal.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a JMJ.

O Papa, primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa no dia 02 de agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 05 para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a jornada nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso de um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Leia Também: JMJ quase a começar. Eis 5 locais que vão acolher a maioria dos eventos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório