Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 24º

Fontes da Mata do Bussaco recebem um milhão de euros para obras

Seis fontes da Mata Nacional do Bussaco, no concelho da Mealhada, vão ser alvo de obras de conservação, um investimento de um milhão de euros, anunciou hoje o presidente da Fundação.

Fontes da Mata do Bussaco recebem um milhão de euros para obras
Notícias ao Minuto

10:19 - 18/07/23 por Lusa

País Mealhada

De acordo com Guilherme Duarte, serão recuperadas as fontes de Santa Teresa, Santo Elias, Carregal, Fria, São Silvestre e Samaritana, bem como a escadaria monumental da Fonte Fria.

"Será realizada uma intervenção de engenharia civil neste espaço, que urge recuperar. Precisamos de intervencionar estas fontes e melhorar o seu estado de conservação", destacou.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Fundação Mata do Bussaco explicou que esta intervenção será realizada no âmbito do projeto europeu JARCULTUR 2.

"Apresentámos candidatura e esta foi aprovada. Contamos que as obras estejam no terreno a partir do mês de setembro", referiu.

O projeto europeu atribuiu um financiamento a 75%, no entanto, ainda "é necessário conseguir o restante".

"Falta-nos a componente nacional e há um pedido de colaboração à autarquia, que mostrou abertura para colaborar com uma parte", informou.

A Mata do Bussaco, localizada na freguesia do Luso, concelho da Mealhada (distrito de Aveiro), foi classificada como monumento nacional em dezembro de 2017 e é candidata a Património Mundial da UNESCO.

Em janeiro, a candidatura da Mata Nacional do Bussaco a Património Mundial da UNESCO foi atualizada, passando a "apostar mais na passagem dos carmelitas enquanto elemento diferenciador".

Segundo a página oficial da Fundação, a Mata Nacional do Bussaco ocupa atualmente cerca 105 hectares e possui uma das melhores coleções dendrológicas da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplares notáveis.

"É uma das matas nacionais mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural, podendo ser dividida em quatro unidades de paisagem: Arboreto, Jardins e Vale dos Fetos, Floresta Relíquia e Pinhal do Marquês".

Leia Também: Mealhada. Festival de Jazz com cartaz diferenciador para atrair públicos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório