Devido ao tempo quente que se faz sentir atualmente em Portugal, a Proteção Civil compilou um conjunto de medidas que deverá seguir, para que se mantenha em segurança.
De realçar ainda que, dadas as temperaturas elevadas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Viseu, Guarda e Bragança em perigo máximo de incêndio rural, esta terça-feira.
Além disso, mais de 60 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real, e Bragança estão em perigo muito elevado.
Outros concelhos de todos os distritos do continente, exceto Viana do Castelo, estão hoje em perigo elevado de incêndio.
Este alerta vai manter-se elevado pelo menos até sábado, de acordo com a entidade.
Siga estas medidas:
- Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h00 e as 17h00);
- Utilize protetor solar;
- Procure ambientes frescos, arejados ou climatizados;
- Mantenha-se hidratado (beba água, mesmo se não tiver sede, sumos de fruta naturais sem açúcar e evite o consumo de bebidas alcoólicas);
- Atenção aos medicamentos que interferem com a reação do organismo ao calor;
- Utilize roupa larga, opaca, chapéu e óculos de sol;
- Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede. Ofereça-lhes água e esteja atento;
- Fique em contacto e atento aos outros.
Leia Também: Mais de 50 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio