Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

GNR apreende cerca de meio milhão de cigarros em ação na Maia

A operação terminou com a detenção de dois homens.

GNR apreende cerca de meio milhão de cigarros em ação na Maia
Notícias ao Minuto

16:00 - 10/07/23 por Notícias ao Minuto

País Maia

Uma ação da Guarda Nacional Republicana (GNR) no concelho da Maia, na passada sexta-feira, levou à apreensão de cerca de 500 mil cigarros, alegadamente contrabandeados e destinados à venda ilegal, cujo valor atingia os 132 mil euros.

Em comunicado, as autoridades, através da Unidade de Ação Fiscal (UAF), explica que a apreensão surgiu após uma ação de fiscalização, direcionado ao controlo de mercadorias na A3 (autoestrada que une o Porto a Valença).

A GNR revela que foram fiscalizados dois veículos ligeiros de mercadorias, que "transportavam cerca 500.000 cigarros, os quais não ostentavam a estampilha especial exigida para a sua detenção, circulação e comercialização em território nacional".

Além disso, "verificou ainda a falta, por parte dos condutores, da apresentação de qualquer documento justificativo da sua legal produção, circulação e introdução no consumo".

A GNR adianta também que, caso os cigarros fossem vendidos, a fuga aos impostos em sede de Imposto Especial Sobre o Consumo de Tabaco e IVA resultaria num prejuízo para o Estado de 92 mil euros.

Os dois indivíduos, dois homens de 43 e 58 anos, foram detidos por suspeitas de introdução fraudulenta no consumo, e foram apreendidos os cigarros, além das duas viaturas.

Leia Também: Canadá será 1.º país com alertas de saúde em cada cigarro individual

Recomendados para si

;
Campo obrigatório