Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Canadá será 1.º país com alertas de saúde em cada cigarro individual

A medida entra em vigor a 1 de agosto e será implementada gradualmente. As mensagens incluirão frases como "veneno em cada bafo", "o fumo do tabaco prejudica as crianças" e "cigarros causam cancro".

Canadá será 1.º país com alertas de saúde em cada cigarro individual
Notícias ao Minuto

08:09 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Tabaco

O Canadá vai tornar-se o primeiro país a exigir que advertências sanitárias sejam impressas diretamente nos cigarros e charutos individuais, endurecendo o combate ao tabagismo.

A mudança foi anunciada pela primeira vez no ano passado pelo Ministério da Saúde do Canadá e tem como objetivo ajudar as pessoas a largar o vício. As mensagens incluirão frases como "veneno em cada bafo", "o fumo do tabaco prejudica as crianças" e "cigarros causam cancro".

A medida entra em vigor a 1 de agosto e será implementada gradualmente. Os cigarros 'king-size' serão os primeiros a apresentar os avisos e serão vendidos nas lojas até ao julho de 2024, seguindo-se os cigarros de tamanho normal e dos charutos pequenos com papel de ponta e tubos até ao final de abril de 2025.

"Esse passo corajoso tornará as mensagens de advertência para a saúde praticamente inevitáveis e, juntamente com as imagens gráficas atualizadas exibidas nas embalagens, traz um lembrete real e impactante das consequências do tabagismo para a saúde", referiu a ministra de Dependências, Carolyn Bennett, durante o anuncio, citada pela Associated Press.

O governo canadiano observou ainda que alguns jovens, que são particularmente suscetíveis ao risco de dependência do tabaco, começam a fumar depois de receberem um cigarro solto em vez de um pacote com os alertas.

A Health Canada afirmou que a estratégia pretende reduzir o consumo de tabaco para menos de 5% até 2035. As novas regras também reforçam as imagens gráficas relacionadas com a saúde apresentadas nas embalagens de tabaco.

A publicidade, a promoção e o patrocínio do tabaco são proibidos no Canadá e as advertências nos maços de cigarros existem desde 1972.

Em 2001, o Canadá tornou-se o primeiro país a exigir que as empresas de tabaco incluíssem advertências ilustradas no exterior das embalagens de cigarros e inserções com mensagens de saúde.

Leia Também: Dia Mundial sem Tabaco. É verdade que deixar de fumar engorda?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório