Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 19º MÁX 31º

Condeixa-a-Nova cria consulta de psicologia gratuita para carenciados

As famílias economicamente carenciadas de Condeixa-a-Nova dispõem de um serviço gratuito de consultas de Psicologia, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Condeixa-a-Nova cria consulta de psicologia gratuita para carenciados
Notícias ao Minuto

16:48 - 05/07/23 por Lusa

País Psicologia

Integrado na Unidade de Ação Social e Saúde (UASS), este novo serviço vai permitir tratar e acompanhar situações de calamidade ou apoiar pessoas com carência económica em situação de vulnerabilidade social, psicológica e emocional, afirmou a autarquia, numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.

As pessoas vão poder beneficiar gratuitamente de um acompanhamento adequado à sua faixa etária e respetivas problemáticas.

"Considerando o atual contexto socioeconómico de uma maior instabilidade financeira, social e emocional e ao consequente agudizar de situações pessoais e/ou familiares, onde a intervenção de natureza psicológica se mostra fundamental, entendemos, numa ação concertada com os demais agentes com intervenção, apostar neste serviço gratuito, dando a todos munícipes ferramentas para que possam ter melhor saúde psicológica e melhor qualidade de vida", disse, citado na mesma nota, o presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita.

De acordo com a autarquia, a ideia é promover o "bem-estar emocional, cognitivo, comportamental, interpessoal e familiar junto de crianças, jovens, adultos e famílias, avaliar e prestar apoio psicológico, promover a adoção de estilos de vida saudáveis e reduzir os riscos psicossociais, implementar e dinamizar atividades de natureza psicopedagógica e construir processos de mudança cognitiva, emocional e comportamental".

Esta iniciativa visa também colmatar "necessidades emergentes em áreas como a doença mental, a pobreza, a exclusão social, situações de risco/perigo, violência e isolamento", encarregando-se o serviço municipal de Psicologia de encaminhar os casos que necessitem de acompanhamento específico para as instituições adequadas.

Podem beneficiar deste serviço gratuito crianças e jovens referenciados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Condeixa e respetivos agregados familiares ou encaminhados pelo agrupamento de escolas do concelho.

Entre os destinatários estão também munícipes economicamente carenciados que evidenciem necessidade de intervenção psicológica, referenciados pelo serviço de Ação Social e Saúde da Câmara, pelo serviço local de Segurança Social ou pelos serviços sociais das instituições/entidades do concelho.

A consulta está ainda disponível para acompanhar vítimas de catástrofe ou em situação de crise/emergência, idosos em situação de vulnerabilidade social e funcionários da autarquia.

A solicitação de intervenção por este serviço poderá ser efetuada presencialmente nas instalações da unidade de Ação Social e Saúde ou através dos contactos 969 093 415 e servico.psicologia@cm-condeixa.pt.

Leia Também: "Pressão social pode levar a perturbações de autoimagem"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório