Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

IL pede "debate de urgência" no parlamento sobre JMJ

A IL requereu hoje ao presidente da Assembleia da República a marcação de um debate de urgência para o dia 04 de julho sobre a Jornada Mundial da Juventude.

IL pede "debate de urgência" no parlamento sobre JMJ
Notícias ao Minuto

19:42 - 28/06/23 por Lusa

Política AR

No ofício enviado a Augusto Santos Silva, solicita-se a marcação de um debate de urgência sobre a Jornada Mundial da Juventude, sublinhando-se que o Regimento do parlamento permite, em cada quinzena, a realização de um "debate de urgência a requerimento potestativo de um grupo parlamentar".

Hoje, o vice-presidente da Câmara de Lisboa Filipe Anacoreta Correia (CDS-PP) manifestou "alguma ansiedade" por ainda não ter sido apresentado o plano de mobilidade para a Jornada Mundial da Juventude, responsabilidade do Governo, e considerou inadequado o estacionamento de autocarros no Eixo Norte-Sul.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto deste ano, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A edição deste ano, que será encerrada pelo Papa, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

São esperados cerca de 1,5 milhões de pessoas, quase três vezes a população da cidade de Lisboa.

Leia Também: JMJ. Arquidiocese de Braga vai receber cerca de 7.500 jovens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório