Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Portugal é mais rico". Ministro da Cultura com portugueses em Maputo

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, junta-se hoje aos portugueses em Maputo para as comemorações do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, destacando a riqueza da diversidade graças à presença espalhada pelo mundo.

"Portugal é mais rico". Ministro da Cultura com portugueses em Maputo
Notícias ao Minuto

14:14 - 10/06/23 por Lusa

País 10 de Junho

"Portugal é hoje uma sociedade muito mais diversa, muito mais plural e muito mais rica", graças à "presença dos portugueses um pouco por todo o mundo e na relação com a lusofonia e com os países africanos", referiu à Lusa, poucas horas depois de ter aterrado na capital moçambicana e arrancar para o programa local de celebrações.

"Há riqueza do ponto de vista da diversidade cultural, da forma como falamos português" e da união entre povos falantes da mesma língua, "uma espécie de 'frátria', mais do que uma pátria", destacou.

Pedro Adão e Silva visitou uma exposição multidisciplinar de 30 artistas moçambicanos no Centro Cultural Português, incluindo fotografia, pintura, escultura e têxteis, entre outros trabalhos.

"Vi ali o testemunho de alguma vibração e energia que percorre certamente a sociedade moçambicana de hoje", disse, num contexto em que há projetos em comum.

"Há muita matéria ao nível da cultura" para os dois países tratarem, o que o vai levar a manter ainda um encontro com a homóloga moçambicana.  

"Há matéria futura na cultura, naquilo que tem a ver com o património e a este processo conjunto que é a comemoração dos 50 anos de democracia e dos 50 anos de independência", destacou.

Pedro Adão e Silva recordou que tanto o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como o primeiro-ministro, António Costa, já anunciaram querer receber os chefes de Estado dos vários países de língua oficial portuguesa nas comemorações do 25 de Abril de 2024, meio-século de democracia.

"É uma singularidade no mundo de hoje podermos celebrar em conjunto processos que foram naturalmente conturbados, turbulentos, dolorosos também, mas que na verdade são celebrados com muitos traços que nos unem", disse.

Trata-se de "um vínculo afetivo" que classificou de "fundamental".

Depois de visitar a exposição de artistas moçambicanos, o ministro da Cultura português premiou jovens participantes nas provas de atletismo da Associação Portuguesa, com os quais ainda conversou sobre desporto.

Para a tarde está reservada a participação na festa da comunidade com espetáculos em palco, expositores e gastronomia no recinto da Escola Portuguesa de Moçambique.

Uma festa para a qual leva uma mensagem: "Hoje celebramos três vezes", disse, numa alusão à língua, às comunidades e ao que é hoje Portugal.

"Nos três aspetos temos motivos para celebração e também, naturalmente, para a insatisfação", no sentido "daquilo que nos move para continuar a melhorar as coisas", concluiu Pedro Adão e Silva.

Leia Também: Costa afirma que "protesto dos professores faz parte da liberdade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório