Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Depressão Oscar deixa rasto de trovoadas e cheias impressionantes a Norte

De Valpaços a Chaves, as imagens das trovoadas e das enchentes nos rios multiplicaram-se nas redes sociais.

Depressão Oscar deixa rasto de trovoadas e cheias impressionantes a Norte
Notícias ao Minuto

15:51 - 08/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Depressão Oscar

A depressão Oscar fez estragos nos arquipélagos dos Açores e da Madeira no início da semana e, na noite entre quarta e quinta-feira, foi a vez de Portugal continental.

Pelas redes sociais multiplicaram-se as imagens das trovoadas e tempestades que se fizeram sentir, principalmente na região Norte, bem como as enchentes nos rios causadas pelo aumento da chuva nessa região.

A sua chegada não foi, no entanto, de surpresa, tendo já a Proteção Civil emitido, na quarta-feira, várias recomendações para que os cidadãos se protegessem de eventuais fenómenos resultantes da passagem da depressão Oscar pelo continente.

Pode espreitar, em baixo, várias imagens captadas em Chaves e em Valpaços, respetivamente, da noite de quarta-feira para quinta-feira, que mostram a intensidade dos fenómenos meteorológicos causados por esta depressão.

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Porto, Viana do Castelos e Viseu vão estar com aviso amarelo entre 12h00 e as 21h00 de hoje, adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Nos distritos de Setúbal e Lisboa o aviso Amarelo terminou às 9h00 de hoje.

O IPMA prevê para hoje aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, com o vento do quadrante sul a soprar por vezes forte no litoral e nas terras altas.

As previsões apontam para uma pequena descida da temperatura máxima no Centro e Sul e períodos de céu muito nublado.

Para as regiões Norte e Centro são esperados períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

Leia Também: IPMA coloca 14 distritos sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório