Depressão Oscar deixa rasto de trovoadas e cheias impressionantes a Norte
De Valpaços a Chaves, as imagens das trovoadas e das enchentes nos rios multiplicaram-se nas redes sociais.
© iStock
País Depressão Oscar
A depressão Oscar fez estragos nos arquipélagos dos Açores e da Madeira no início da semana e, na noite entre quarta e quinta-feira, foi a vez de Portugal continental.
Pelas redes sociais multiplicaram-se as imagens das trovoadas e tempestades que se fizeram sentir, principalmente na região Norte, bem como as enchentes nos rios causadas pelo aumento da chuva nessa região.
A sua chegada não foi, no entanto, de surpresa, tendo já a Proteção Civil emitido, na quarta-feira, várias recomendações para que os cidadãos se protegessem de eventuais fenómenos resultantes da passagem da depressão Oscar pelo continente.
Pode espreitar, em baixo, várias imagens captadas em Chaves e em Valpaços, respetivamente, da noite de quarta-feira para quinta-feira, que mostram a intensidade dos fenómenos meteorológicos causados por esta depressão.
Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Porto, Viana do Castelos e Viseu vão estar com aviso amarelo entre 12h00 e as 21h00 de hoje, adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Nos distritos de Setúbal e Lisboa o aviso Amarelo terminou às 9h00 de hoje.
O IPMA prevê para hoje aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, com o vento do quadrante sul a soprar por vezes forte no litoral e nas terras altas.
As previsões apontam para uma pequena descida da temperatura máxima no Centro e Sul e períodos de céu muito nublado.
Para as regiões Norte e Centro são esperados períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.
Leia Também: IPMA coloca 14 distritos sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com