Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Depressão Oscar? Conheça os conselhos da Proteção Civil para se proteger

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento e uma adequada fixação de estruturas soltas são apenas algumas das sugestões.

Depressão Oscar? Conheça os conselhos da Proteção Civil para se proteger
Notícias ao Minuto

14:46 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Depressão Oscar

A Proteção Civil emitiu um comunicado onde, entre outras informações, lista várias medidas preventivas para que a população se mantenha em segurança durante a passagem da depressão Oscar, que já fez estragos nos Açores e na Madeira, e que deverá fustigar o país até dia 9 de junho.

Segundo o IPMA, citado pela Proteção Civil, prevê-se "precipitação por vezes forte com condições para queda de granizo e trovoada" a partir desta quarta-feira na região Norte, generalizando a todo território na quinta-feira, durante a manhã em alguns locais da região Sul e, com maior intensidade, nas regiões Norte e Centro em especial a partir da tarde.

Está ainda previsto vento do quadrante sul que deverá intensificar na quinta-feira na faixa costeira ocidental e nas terras altas, soprando por vezes de forma forte e com rajadas.

Como tal, a Proteção Civil recomenda à população o seguinte:

  • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

  • Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

  • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;

  • Ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais;

  • Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;

  • Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

  • Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;

  • Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

A Proteção Civil prevê a ocorrência de "inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento", bem como de "cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras".

Em simultâneo, poderá também registar-se "instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo".

Por entre os possíveis efeitos nefastos da passagem desta depressão por Portugal estão também o "arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública", aos quais se juntam a possibilidade de "piso rodoviário escorregadio" e "formação de lençóis de água".

Aproximação do continente

A depressão Oscar está a aproximar-se de Portugal continental influenciando o estado do tempo a partir do final da tarde desta quarta-feira em Vila Real e Bragança, mas com maior incidência na quinta-feira, segundo a meteorologista Cristina Simões.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adiantou que o "pior já passou na ilha da Madeira", que esteve sob aviso vermelho devido à chuva intensa que provocou inundações e derrocadas, aproximando-se agora a depressão Oscar do território do continente.

"A depressão vai-se deslocando lentamente e aproximar-se do continente. Amanhã [quinta-feira] será a posição mais perto do continente. Ela nunca chega a atravessar e ao aproximar-se do território desloca-se para norte. No entanto, influencia-nos sempre pela proximidade, daí esta instabilidade com precipitação e possibilidade de trovoada", disse.

De acordo com Cristina Simões, a depressão vai influenciar o estado do tempo no continente a partir do final da tarde de hoje [quarta-feira] nos distritos de Vila Real e Bragança e depois na quinta-feira nas regiões do Norte e Centro com chuva forte e trovoada.

"Continuamos com influência desta depressão nomeada Oscar que trará precipitação para hoje [quarta-feira] com períodos de chuva passando a regime de aguaceiros durante a tarde e que poderão ser temporariamente fortes no interior norte, daí termos emitido aviso amarelo para o final da tarde para Vila Real e Bragança", contou.

A meteorologista do IPMA adiantou que na quinta-feira estão previstos aguaceiros por vezes fortes acompanhados de trovoada durante a tarde, tendo sido emitido aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 12h00 e as 21h00 de quinta-feira.

Leia Também: Percursos pedestres da Madeira continuam encerrados após temporal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório