Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governo atualiza comparticipação dos colégios de ensino especial

O Governo atualizou o valor da comparticipação paga por aluno aos colégios de ensino especial de 511 euros para 651 euros, de acordo com uma portaria publicada hoje em Diário da República.

Governo atualiza comparticipação dos colégios de ensino especial
Notícias ao Minuto

19:17 - 05/06/23 por Lusa

País Diário da República

A atualização dos valores já estava a ser negociada entre o Ministério da Educação e os representantes dos colégios de educação especial e centros de recurso para a inclusão desde o final do ano passado e, na altura, o ministro João Costa tinha antecipado "uma valorização significativa".

De acordo com a portaria publicada hoje em Diário da República, o apoio financeiro a conceder aos alunos entre os 6 e os 18 anos passa a fixar-se em 651,26 euros por mês, um aumento de cerca de 27% face aos 511,89 euros em vigor.

A portaria não prevê o pagamento de retroativos ao início do ano letivo, mas produz efeitos a partir de 01 de janeiro.

"O apoio financeiro a conceder a alunos das escolas particulares de educação especial visa proporcionar ensino gratuito aos alunos que, em 15 de setembro, tenham idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos", refere a portaria.

Além da comparticipação, foram também revistos os valores referentes à ação social escolar para alunos abrangidos pela gratuitidade do ensino, em que o subsidio de alimentação passa de 74,06 euros para 100,30 euros por mês.

O valor da comparticipação paga pelo Ministério da Educação aos colégios de educação especial e centros de recurso para a inclusão não era atualizado desde 2008. No início do ano letivo, algumas instituições alertaram para o risco de fechar portas, alegando que a verba paga pelo Ministério da Educação era insuficiente para manter os mesmos serviços.

Leia Também: Montemor-o-Velho queixa-se ao Governo de falta de rede móvel nas escolas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório