Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Situação na Madeira é mais gravosa do que a prevista para o continente"

Ainda que vá mesmo chegar a Portugal continental, tudo aponta para que a precipitação derivada da depressão Óscar seja "muito menor do que aquela registada na Madeira".

"Situação na Madeira é mais gravosa do que a prevista para o continente"
Notícias ao Minuto

19:20 - 05/06/23 por Notícias ao Minuto

País IPMA

Jorge Ponte, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), garantiu esta segunda-feira, que "a situação na Madeira é muito mais gravosa do que aquela que está prevista para o continente", fazendo referência à depressão Óscar que está já a fazer-se sentir em território madeirense.

Ainda assim, "é possível que sejam emitidos alguns avisos, para alguns distritos", dependendo da evolução da situação em Portugal continental,  deu conta o especialista em entrevista à SIC Notícias. Porém, assegurou: "não está previsto um aviso de nível tão gravoso como aquele que está previsto para a Madeira".

"Esta massa de ar húmida está a deslocar-se para nordeste, na direção do continente", explicou Jorge Ponte, elaborando que vai "afetar a Madeira, amanhã, até ao início da tarde, final da manhã". 

Ainda que vá mesmo chegar a Portugal continental, tudo aponta para que a precipitação seja "muito menor do que aquela registada na Madeira". Isto porque a massa de ar em causa, ao que tudo indica, "vai perdendo algum conteúdo em vapor de água" durante o percurso. 

"Chegará a partir do final de terça-feira e sentir-se-ão os efeitos dessa massa de ar na quarta-feira, com precipitação fraca a moderada, um pouco por todo o território, mas mais no Norte e Centro", prosseguiu com os dados fornecidos pelas mais recentes previsões.

Porém, na quinta-feira vai ocorrer a "aproximação da depressão, em que estará mais perto de Portugal continental". Nesse dia, será de esperar “um pouco mais de instabilidade” meteorológica, "com precipitação por vezes forte e poderá ser acompanhada, por vezes, de trovoada".

Isto, essencialmente, no Norte e Centro do país, segundo o que mostram os "modelos numéricos". Ainda assim, ressalvou que na região Sul do país "poderá também haver alguma precipitação".

Recorde-se que a depressão Óscar chegou esta tarde ao arquipélago da Madeira, trazendo uma onda de chuva forte para a costa sul e regiões montanhosas do arquipélago, com ambas as zonas da região a ficarem sob alerta vermelho até às 15 horas de terça-feira. Nos Açores, o grupo Oriental está sob aviso laranja entre as 21 horas e as 9 horas de terça-feira.

O fenómeno meteorológico acaba por ser algo raro para esta altura do ano, especialmente à latitude a que se encontram os arquipélagos. Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) descreve a depressão Oscar como "complexa", indicando que esta vai transportar "uma massa de ar tropical com um conteúdo em vapor de água excecionalmente elevado".

Isto implica que, na Madeira e no arquipélago espanhol das Canárias, se registe na segunda-feira chuva muito forte, acompanhada de trovoada e vento forte, especialmente "com maior impacto nas vertentes sul e nas terras altas da ilha da Madeira, suscetível de originar deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas". A previsão do IPMA aponta para que a precipitação possa surgir "com acumulados que poderão ser superiores a 100 mm", esperando-se assim dificuldades nas ruas da ilha.

Leia Também: Depressão Oscar com chuva e vento fortes a partir das 21h nos Açores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório