Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Médicos de Guimarães e Lisboa asseguram Bloco de Partos de Portimão

Foi definido um plano de contingência específico para o Bloco de Partos da Unidade Hospitalar de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

Médicos de Guimarães e Lisboa asseguram Bloco de Partos de Portimão
Notícias ao Minuto

17:31 - 04/06/23 por Marta Amorim

País SNS

A Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), para garantir o cumprimento da operação 'Nascer em Segurança no SNS', definiu um plano de contingência específico para o Bloco de Partos da Unidade Hospitalar de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

Este, revela um comunicado, vai passar pela "integração de especialistas e Internos de Formação Específica de várias instituições do SNS, desde o Hospital Senhora de Oliveira de Guimarães até ao Hospital Santa Maria". 

Segundo a DE-SNS, tal "permitirá manter uma resposta estruturada e consistente no Algarve, com a abertura ininterrupta do bloco de partos na Unidade Hospitalar de Faro e a manutenção da forma de funcionamento da Unidade Hospitalar de Portimão", com suspensão de atividade em fins-de-semana alternados, durante o período sazonal de verão, conforme consta do plano já apresentado. 

A nota dá ainda conta de que as limitações ao funcionamento do bloco de partos da Unidade Hospitalar de Portimão, tal como inicialmente previsto na operação 'Nascer em Segurança no SNS', "decorreram da incapacidade de assegurar recursos humanos médicos de pediatria, fruto de ausências por parentalidade e imponderáveis motivados por doença". 

Leia Também: Movimento em defesa do SNS quer "a polis" na rua a discutir soluções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório