Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Banca tem de fazer um esforçozinho para tornar mais atraente a situação"

O Presidente da República pediu que a banca aumente a taxa de devolução dos depósitos aos portugueses.

"Banca tem de fazer um esforçozinho para tornar mais atraente a situação"

O Presidente da República pediu hoje, em Santarém, um "esforçozinho" aos bancos para "tornar mais atraente" o pagamento dos depósitos aos portugueses.

"Aproveitava para voltar a apelar à banca, porque, no fundo, muito do que é a procura dos Certificados de Aforro significa que os portugueses acham que o que a banca está a pagar é pouco e procuram nos Certificados de Aforro uma compensação", disse o Presidente da República, pedindo ao setor que faça um "esforçozinho".

A banca deve, acredita o chefe de Estado, "perceber que se as pessoas apostam em taxas de juro de 3 e tal, é porque recebem na banca um terço, e a situação não é indefinidamente deixar, suspender, adiar ou deixar de recorrer a esses meios alternativos de poupança só porque a banca entende que deve não só recuperar o passado como precaver-se para o futuro".

Em declarações aos jornalistas durante a visita que se segue à inauguração da Feira Nacional da Agricultura, Marcelo Rebelo de Sousa disse, então, esperar que o setor encontre uma forma de "tornar a situação mais atraente em relação aos depositantes portugueses".

Referindo-se à decisão de suspensão da emissão dos certificados de aforro com juros de 3,5%, para lançamento de "um novo tipo de certificado de aforro virado para o médio prazo, com remunerações que vão aumentando ao longo do tempo", o Presidente afirmou que esta é uma situação que o preocupa, reiterando o apelo que já havia feito à banca.

Foi anunciada, na sexta-feira, a suspensão da subscrição de Certificados de Aforro de Série E, abrindo espaço para que, na segunda-feira, seja lançada a Série F destes elementos. O investimento em certificados de aforro já superava os 30 mil milhões de euros até abril, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).  

[Notícia atualizada às 13h37]

Leia Também: PCP pede audição urgente sobre fim dos certificados de aforro da série E

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório