Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Velejador alemão resgatado com "inflamação abdominal" nos Açores

O homem foi, entretanto, transferido para uma unidade hospitalar na Ilha Terceira.

Velejador alemão resgatado com "inflamação abdominal" nos Açores
Notícias ao Minuto

10:25 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto

País Açores

Um homem de nacionalidade alemã foi resgatado enquanto se encontrava a bordo do veleiro ‘Peristera’, a cerca de 220 milhas náuticas, o equivalente a 396 quilómetros, a oeste da Ilha das Flores, nos Açores, devido a uma “inflamação abdominal”.

Em comunicado, a Marinha esclareceu que o resgate foi levado a cabo através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) e com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), tendo sido coordenado desde as 18h03 (horas locais) do dia 30 de maio.

Isto porque o homem “foi avaliado com uma inflamação abdominal, havendo a necessidade de cuidados médicos hospitalares imediatos”.

Nessa linha, o velejador foi “resgatado pelo navio da Marinha Portuguesa NRP António Enes e foi transportado, posteriormente, pela a aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), para o Aeroporto da Lajes, na ilha Terceira, onde aterrou às 17h30 (horas locais) do dia 31 de maio”.

O homem foi, entretanto, transferido para uma unidade hospitalar na Ilha Terceira.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, o navio NRP António Enes, um helicóptero EH-101 e a aeronave C295 da FAP, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Leia Também: Resgatados 12 pescadores ao largo da ilha das Flores. Barco afundou

Recomendados para si

;
Campo obrigatório