Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Santa Maria já tratou 104 crianças e jovens com ECMO. Cinco só este ano

Sete em cada 10 crianças tratadas com ECMO no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte sobreviveram.

Notícias ao Minuto

11:48 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

País ECMO

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) comemorou, esta segunda-feira, o facto de já ter conseguido tratar 104 crianças e adolescentes com a ECMO pediátrica do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Numa publicação partilhada na sua página oficial e no Facebook, o CHULN revela que Sofia Neves, agora com 18 anos, foi uma das primeiras crianças a ser tratada com esta "técnica de fim de linha", depois de uma miocardite fulminante, em 2010, "a ter deixado com baixíssimas probabilidades de sobrevivência", com apenas seis anos.

Já Afonso Serpa passou o primeiro mês de vida ligado à "máquina que faz ganhar tempo" e foi ainda em ECMO que, em 2019, foi operado no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte à hérnia diafragmática que o deixou em risco de vida logo à nascença.

Foi também este aparelho "que substitui o coração e os pulmões" que salvou a ucraniana InnaTodoriko, de 25 anos, depois de um acidente de mergulho há oito. É a mais velha de todas as crianças e jovens acompanhados pelo programa de ECMO neonatal e pediátrica do CHULN.

Em 12 anos, a Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do CHULN já tratou 104 crianças e adolescentes com esta técnica de fim de linha, cinco delas só este ano.

Sete em cada 10 crianças sobreviveram

De acordo com o centro hospitalar de Lisboa, "as taxas de sobrevivência do programa neonatal e pediátrico de ECMO no CHULN rondam os 70%, resultados superiores à média internacional".

"São resultados francamente positivos: isto quer dizer que 7 em cada 10 crianças tratadas em ECMO no CHULN sobreviveram! Crianças que, antes da técnica, tinham mais de 80% de probabilidade de não sobreviver e que não tinham outra alternativa terapêutica", explicou Francisco Abecasis nas jornadas de Pediatria do CHULN, realizadas no início deste ano.

Além da equipa clínica, "o sucesso do programa deve-se também em grande parte a uma equipa de enfermagem altamente diferenciada, dirigida pela Enfermeira Zélia Soares, uma das suas pioneiras".

A UCIPED do CHULN, dirigida por Marisa Vieira e que está integrada no Departamento de Pediatria, liderado por Ana Isabel Lopes, já 'resgatou' crianças em ECMO de Norte a Sul do país, em perto de 60 transportes intrahospitalares, e tem um protocolo com a Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Cruz para canulação das crianças mais jovens.

Dia de "celebrar a vida"

Perante isto, na última segunda-feira "foi dia de celebrar a vida" com estes verdadeiros vencedores e as suas famílias, numa festa organizada pelo Departamento de Pediatria e a Equipa de Educação do CHULN.

As imagens do evento foram agora partilhadas nas redes sociais.

Leia Também: Agente da PSP sofre enfarte. Colegas estão a angariar fundos para ajudar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório