Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Tribunal iliba homem que chamou "palhaços" e "ladrões" a militares da GNR

Caso aconteceu em Évora. Juízes entenderam que tudo não passou de "juízos de valor".

Tribunal iliba homem que chamou "palhaços" e "ladrões" a militares da GNR
Notícias ao Minuto

10:33 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

País Justiça

O Tribunal da Relação de Évora ilibou um homem, no início do mês de maio, que tinha sido acusado pelo Ministério Público (MP) de um crime de ofensas à Guarda Nacional Republicana (GNR), depois desta força de segurança ter apresentado queixa-crime.

De acordo com o acórdão, o arguido, agora ilibado, chamou os militares da GNR de "palhaços, incompetentes, ladrões, traficantes, abusadores sexuais", numa publicação pública feita no Facebook, em 2021.

Na mesma rede social, o homem garantiu ainda que chegou a ver militares "em plena rua, a dormir dentro do carro [de serviço]" e que estes frequentavam casas de prostituição.

"Vivenda da [...] uma das maiores casas de prostituição do país, frequentada por todo o tipo de pessoas desde o jardineiro ao ser do Ferrari passando por GNR, PSP e Oficiais de Justiça", terá ainda escrito o internauta.

Já noutro dia, o homem escreveu que "o ex-GNR BB com outros do NIC [Núcleo de Investigação Criminal] era um dos cabecilhas de uma rede de trafico de armas dentro da GNR que durou mais de 20 anos".

Apesar das expressões utilizadas parecerem duras e ofensivas, para os juízes Laura Goulart Maurício, Maria Filomena Soares e J. F. Moreira das Neves, estas "não dizem respeito a factos, mas sim a juízos de valor". Ou seja, de acordo com os desembargadores, "correspondem ao que o arguido pensa".

Ainda segundo os juízes do Tribunal da Relação de Évora, o arguido não se estava a dirigir à corporação no seu todo, mas sim apenas a alguns elementos que integram a GNR, embora nem sempre "cabalmente identificados".

Assim sendo, tal como na primeira instância, o homem acabou ilibado do crime de ofensas.

Leia Também: Ordenada reabertura de julgamento que condenou ex-deputado Ascenso Simões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório