Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Detido por fazer queimada não autorizada e provocar incêndio em vinha

O suspeito foi constituído arguido e o caso foi remetido para o Tribunal Judicial de Seia.

Detido por fazer queimada não autorizada e provocar incêndio em vinha
Notícias ao Minuto

19:34 - 29/05/23 por Notícias ao Minuto

País GNR

Um homem de 42 anos foi detido na sexta-feira por incêndio florestal, no concelho de Seia, referiu, esta segunda-feira, a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado.

"No seguimento de um alerta, os elementos do SEPNA [Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente] deslocaram-se de imediato para o local onde apuraram que o incêndio teve origem numa queimada, não autorizada, que se descontrolou provocando um incêndio em herbáceas e vinha”, esclarece a nota.

Realizadas as diligências policiais, o suspeito foi constituído arguido e o caso foi remetido para o Tribunal Judicial de Seia.

A GNR revela ainda que, desde o início deste ano, "o Comando Territorial da Guarda já identificou 23 suspeitos de incêndios florestais, três dos quais foram detidos em flagrante”.

No âmbito dos incêndios rurais, a autoridade refere que "a proteção de pessoas e bens continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR”, pelo que deixa alguns conselhos para prevenir incêndios, que costumam devastar as áreas florestais em Portugal.

Assim, a GNR relembra que:

  • "Queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal;
  • A realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural ‘muito elevado’ ou ‘máximo’, estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos;
  • Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel".

Leia Também: Incêndio em fábrica de Vila do Conde em fase de rescaldo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório