Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Quatro distritos sob aviso laranja devido a chuva, trovoada e vento

Quatro distritos de Portugal estão hoje à tarde sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, que poderão ser de granizo, trovoada e rajadas fortes de vento, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Quatro distritos sob aviso laranja devido a chuva, trovoada e vento
Notícias ao Minuto

13:21 - 28/05/23 por Lusa

País Meteorologia

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real estão sob aviso laranja entre as 12h00 e as 19h00 de hoje, descendo depois para o nível amarelo.

O aviso laranja do IPMA para estes quatro distritos deve-se à previsão da ocorrência de aguaceiros fortes, por vezes de granizo, e acompanhados de rajadas fortes de vento e também por condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

Já o distrito de Castelo Branco estará sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00 também devido à previsão de aguaceiros fortes, por vezes de granizo, rajadas fortes de vento, em especial em zonas de montanha, e por condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Segundo o IPMA, o aviso laranja, o segundo mais grave da escala, é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado".

Já o aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia Também: Chuva, trovoada e relâmpagos em Lisboa e Margem Sul. Há vídeos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório