Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Reclamações contra o SEF disparam. Mais de 1.300 queixas em 2023

Análise do Portal da Queixa conclui que SEF é o serviço mais reclamado do Ministério da Administração Interna, continuando a observar-se "um aumento significativo" do número de reclamações.

Reclamações contra o SEF disparam. Mais de 1.300 queixas em 2023
Notícias ao Minuto

14:53 - 25/05/23 por Notícias ao Minuto

País SEF

O Portal da Queixa revelou, esta quinta-feira, que recebeu, desde o início do ano, mais de 1.300 queixas contra o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), um aumento de 363% comparativamente com o mesmo período de 2022.

"Desde o início do ano, e até ao dia 22 de maio, foram registadas 1.357 reclamações no Portal da Queixa, um crescimento na ordem dos 363% comparativamente com o período homólogo, onde se verificaram 293 queixas. Segundo revela a análise, entre os meses de fevereiro e março de 2023, o volume de reclamações dirigidas ao SEF registou uma significativa subida de 1.565%, com 49 reclamações em fevereiro e as 816 registadas em março", revela um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Entre as principais queixas está a demora na obtenção dos documentos, dificuldade de contacto com o organismo e problemas com a plataforma online do SEF.

"Entre os principais motivos de reclamação está a demora no processo de obtenção dos documentos (pedidos com urgência), a gerar 740 queixas entre 1 de janeiro e 22 de maio, um aumento de 422% em relação ao mesmo período do ano passado", lê-se.

Já a "motivar 210 reclamações" e a registar "um aumento de 162% face a 2022, está a dificuldade de contacto com as delegações e funcionários do SEF através dos vários meios disponíveis para esse efeito".  

A concentrar "uma fatia de 122 reclamações está um motivo que surge como novo a partir de março de 2023, relacionado com problemas referentes ao pagamento de taxas do serviço e acolhe queixas por dificuldades no pagamento do DUC (Documento Único de Cobrança) e sobre os pagamentos efetuados que não foram confirmados pelo sistema".

"Os problemas para utilizar a plataforma online do SEF absorvem 122 reclamações. Os cidadãos queixam-se de problemas de login, indisponibilidade da plataforma e dificuldades para recuperar a password", acrescenta.

Problemas relacionados "com a entrega de documentos motivaram 119 reclamações, entre elas, há queixas sobre o extravio dos documentos". Este motivo "apresentou um crescimento de 113% face a 2022". Por sua vez, a dificuldade para realizar agendamento de serviço no SEF "acolhe 100 queixas, aferindo-se que este é o único motivo de reclamação que apresenta uma descida do número de queixas de 21,4%, face a 2022".  

O nível de insatisfação dos consumidores reflete-se na página do SEF no Portal da Queixa, onde o Índice de Satisfação está "pontuado em 18.2 em 100". O serviço "regista uma taxa de resposta de 14,1% e uma taxa de solução de 15,2%" - indicadores "que espelham a baixa performance do organismo na resposta e resolução aos problemas que lhe são reportados". 

O SEF continua a ser, segundo o Portal da Queixa, o serviço público - sob a tutela do Ministério da Administração Interna - mais reclamado. 

Recorde-se que estão agendadas novas greves dos inspetores do SEF nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira, para final de maio e junho.

Leia Também: Marcelo dá ok a diploma para substituição do SEF (mas antevê dificuldade)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório