Mais 140 militares portugueses partem para a Roménia na 5.ª-feira

Partida será durante a madrugada do dia 25 de maio.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
23/05/2023 12:34 ‧ 23/05/2023 por Notícias ao Minuto

País

Exército

A segunda leva da 3.ª Força Nacional Destacada (FND) partirá para Caracal, Roménia (ROU), durante a madrugada de 25 de maio de 2023.

O anúncio foi feito pelo Exército, em comunicado, garantindo "a prontidão e o emprego da componente terrestre das Forças Armadas, através da geração, preparação, aprontamento e sustentação das suas Forças, como contribuinte ativo para a Segurança e Paz Mundial".

A segunda leva da 3.ª FND 'CAtMec/ROU' que se irá juntar ao Destacamento Avançado, "é constituída por 140 militares, dos quais 126 homens e 14 mulheres", lê-se na missiva.

"A transição entre forças é constituída por três fases: Fase 1 - Projeção do Destacamento Avançado; Fase 2 - Período de Hand Over Take Over, processo de transferência de deveres e responsabilidades, e de todo o equipamento e material em Teatro de Operações, culminando com a Fase 3 - Transferência de Autoridade, momento a partir do qual a força projetada assume a plenitude das Operações no Teatro da Roménia", explica ainda o Exército.

A 3.ª FND CAtMec/ROU, uma vez chegada à Roménia, irá "participar em exercícios e atividades de treino com unidades congéneres, num contexto de aprofundamento da presença da Aliança Atlântica e do incremento da capacidade de dissuasão e defesa desta organização". Irá, também, "testar a interoperabilidade das forças num contexto multinacional no âmbito da operação Enhanced Vigilance Activities da NATO".

No total, a 3.ª FND CAtMec/ROU será constituída por 200 militares do Exército, Marinha e Força Aérea, tendo aprontado no Regimento de Infantaria Nº 14, em Viseu.

Leia Também: Avião polaco em missão da Frontex intercetado por caça russo no mar Negro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas