Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Papa Francisco na JMJ? Conferência Episcopal fala em "grande alegria"

Entidade liderada pelo bispo José Ornelas desejou que a JMJ "seja um forte momento de renovação e graça para a Igreja em Portugal".

Papa Francisco na JMJ? Conferência Episcopal fala em "grande alegria"
Notícias ao Minuto

11:47 - 22/05/23 por Notícias ao Minuto

País Conferência Episcopal Portuguesa

A Conferência Episcopal Portuguesa comentou, esta segunda-feira, o anúncio que deu conta de que o Papa Francisco estará em território nacional entre 2 e 6 de agosto, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

"É com grande alegria que a Conferência Episcopal Portuguesa acolhe a informação, transmitida hoje pela Santa Sé, sobre a viagem do Papa Francisco a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa", pode ler-se em comunicado enviado às redações.

A entidade liderada pelo bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, desejou que a "presença do Papa Francisco entre nós, e que inclui uma significativa peregrinação ao Santuário de Fátima, seja um forte momento de renovação e graça para a Igreja em Portugal, especialmente para os jovens".

A fonte citada deu ainda conta de que desde o anúncio de que a JMJ deste ano realizar-se-ia em Portugal, já em 2019, "todas as dioceses portuguesas têm vivido a JMJ em encontros de oração, celebração e reflexão, e em inúmeros acontecimentos a nível religioso e cultura".

Como explicou a Conferência Episcopal Portuguesa, têm sido "mais de quatro anos, em grande parte vividos em pandemia, que culminarão na primeira semana de agosto em Lisboa com a presença de centenas de milhares de jovens vindos de todo o mundo, em celebrações presididas pelo Santo Padre".

A posição da Conferência Episcopal Portuguesa surge depois de uma nota veiculada no site da Presidência da República ter dado conta de que o sumo pontífice estará em território nacional entre os dias 2 e 6 de agosto - ou seja, durante a quase totalidade da duração do evento, que decorre de 1 a 6 do mesmo mês.

Para além de Lisboa, o Papa Francisco tem ainda prevista uma deslocação ao Santuário de Fátima durante a sua passagem por Portugal, deu conta a mesma nota.

Segundo um comunicado entretanto divulgado pela Fundação JMJ Lisboa 2023, a visita a Fátima está marcada para dia 5 de agosto, com o Papa Francisco a ter a viagem de regresso a Roma marcada para o dia seguinte.

Dados divulgados pelo presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, Américo Aguiar, deram conta, há quase duas semanas, que mais de 600 mil jovens já estavam inscritos para participar no evento, centrado na capital lisboeta por escolha do sumo pontífice. 

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Leia Também: "Momento único". Papa vai estar em Portugal entre 2 e 6 de agosto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório