Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

NRP Arpão. Um submarino português está pela primeira vez no Brasil

Esta é a segunda paragem de uma missão que vai levar a embarcação a cinco países: Cabo Verde, Brasil, Africa do Sul, Angola e Marrocos.

NRP Arpão. Um submarino português está pela primeira vez no Brasil
Notícias ao Minuto

12:23 - 08/05/23 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

O Submarino NRP Arpão chegou este domingo, dia 7, ao Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que um submarino português visita o Brasil, facto celebrado pelas marinhas portuguesa e brasileira. 

Esta é a segunda paragem de uma missão que vai levar a embarcação a cinco países: Cabo Verde, Brasil, África do Sul, Angola e Marrocos.

O submarino português NRP Arpão partiu no dia 4 de abril da Base Naval de Lisboa rumo à maior viagem do Atlântico Sul da sua história.

De acordo com a Marinha Portuguesa, o desafio, que faz parte da Iniciativa Mar Aberto 23.2, termina no início de agosto, após 120 dias de missão.

Durante este período o NRP Arpão irá visitar dois continentes e cinco países: Cabo Verde, Brasil, África do Sul, Angola e Marrocos, percorrendo mais de 13 mil milhas, totalizando cerca de 2.500 horas de navegação.

O propósito da viagem, segundo a Marinha Portuguesa, é "desenvolver ações de cooperação  bilateral e multilateral, e de presença e diplomacia naval, nomeadamente, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Presenças Marítimas Coordenadas no Golfo da Guiné e Iniciativa 5+5 Defesa, com Marrocos".

Durante este período o submarino Arpão pretende ainda contribuir "para a segurança marítima numa área de operações situada no Oceano Atlântico Sul, compreendida entre a costa do Brasil e a Costa ocidental Africana".

Leia Também: Marinha acompanha (novamente) a passagem de navios russos na costa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório