O Submarino NRP Arpão chegou este domingo, dia 7, ao Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que um submarino português visita o Brasil, facto celebrado pelas marinhas portuguesa e brasileira.
Esta é a segunda paragem de uma missão que vai levar a embarcação a cinco países: Cabo Verde, Brasil, África do Sul, Angola e Marrocos.
O submarino português NRP Arpão partiu no dia 4 de abril da Base Naval de Lisboa rumo à maior viagem do Atlântico Sul da sua história.
De acordo com a Marinha Portuguesa, o desafio, que faz parte da Iniciativa Mar Aberto 23.2, termina no início de agosto, após 120 dias de missão.
O Submarino NRP Arpão chegou hoje (7) ao Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que um submarino português 🇵🇹 visita o Brasil 🇧🇷.
— Defesa Aérea & Naval 🇧🇷 (@Defaereanaval) May 7, 2023
Em breve, cobertura completa!@MarinhaPT @marmilbr @JoaoCravinho @carreirash @defesa_pt #Portugal #NRPArpão #submarino #submarine #RiodeJaneiro pic.twitter.com/hsbaI786aB
Durante este período o NRP Arpão irá visitar dois continentes e cinco países: Cabo Verde, Brasil, África do Sul, Angola e Marrocos, percorrendo mais de 13 mil milhas, totalizando cerca de 2.500 horas de navegação.
O propósito da viagem, segundo a Marinha Portuguesa, é "desenvolver ações de cooperação bilateral e multilateral, e de presença e diplomacia naval, nomeadamente, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Presenças Marítimas Coordenadas no Golfo da Guiné e Iniciativa 5+5 Defesa, com Marrocos".
Durante este período o submarino Arpão pretende ainda contribuir "para a segurança marítima numa área de operações situada no Oceano Atlântico Sul, compreendida entre a costa do Brasil e a Costa ocidental Africana".
Leia Também: Marinha acompanha (novamente) a passagem de navios russos na costa