Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Bombeiros ficaram "presos" no rio Cávado durante salvamento de jovens

Domingos, que foi um dos bombeiros a ficar preso, relata-nos que tudo ocorreu pelas 21h, já escuro. A corrente tornou-se forte e a embarcação de salvamento embateu nas pedras e ficou presa em árvores caídas. 

Bombeiros ficaram "presos" no rio Cávado durante salvamento de jovens
Notícias ao Minuto

09:10 - 08/05/23 por Marta Amorim

País Bombeiros

Uma equipa composta por bombeiros dos Voluntários de Amares e dos Sapadores de Braga ficou presa durante o resgate de dois jovens retido numa ilhota, no rio Cávado, este domingo à noite.

Segundo conta ao Notícias ao Minuto o comandante dos Bombeiros de Amares, Domingo Ferreira, estes foram "solicitados para regate de dois miúdos que tinham atravessado o rio para a ilha". 

Perante e subida do nível da água com a abertura das comportas da barragem da Caniçada, os dois jovens foram surpreendidos e ficaram ali isolados. 

Domingos, que foi um dos bombeiros a ficar preso, relata-nos que tudo ocorreu pelas 21h, quando já estava escuro. A corrente tornou-se forte e a embarcação de salvamento embateu nas pedras e ficou presa em árvores caídas. 

Dada a força da água - e nunca devido a problemas na embarcação -, os operacionais tiveram de sair da embarcação e colocar-se em cima das árvores, de onde tiveram de ser também resgatados

Uma das vítimas iniciais, o jovem, "estava molhado", pelo que foi a prioridade. "Os elementos dos bombeiros mantiveram-se nas árvores, embora um deles também estivesse molhado", recorda o comandante. 

Para fazer o resgate dos bombeiros foi solicitado à barragem que baixasse o caudal e o nível da água cerca de metro e meio e com um cabo de margem foi feito o resgate por água.

No decurso desta operação um bombeiro sapador ficou ferido num membro inferior e um elemento da Cruz Vermelha entrou em hipotermia. Um meio aéreo esteve preparado para atuar, mas não chegou a ser acionado. 

Os dois jovens encontram-se bem de saúde. Ao Notícias ao Minuto o comandante Domingos Ferreira quis ainda agradecer a atuação de todos os operacionais envolvidos no regate que terminou já cerca da 1h00 da madrugada. 

Para o local foram mobilizados operacionais dos Bombeiros Voluntários de Amares e dos Bombeiros Sapadores de Braga, bem como a GNR. 

Leia Também: Seis veículos destruídos num incêndio em garagem de prédio em Penela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório