Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Época balnear arranca a 15 de maio e vai ter 589 praias vigiadas

Abertura da época balnear será progressiva. Em 2023 haverá mais quatro praias vigiadas do que no ano passado.

Época balnear arranca a 15 de maio e vai ter 589 praias vigiadas
Notícias ao Minuto

18:24 - 05/05/23 por Notícias ao Minuto

País Praias

A época balnear de 2023 vai integrar 589 praias de banhos, mais quatro do que no ano passado, confirmou, esta sexta-feira, o Governo.

Note-se que estas praias são locais onde a vigilância e a assistência a banhistas estão asseguradas por nadadores-salvadores, segundo a portaria hoje publicada em Diário da República, assinada pelo secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, e pelo secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires.

Em comunicado, o Ministério da Defesa destaca que este número pode aumentar "desde que, entre as águas balneares identificadas como tal nos termos da portaria, mas que à data não são classificadas como praias de banhos, passe a estar assegurada assistência a banhistas pela respetiva autarquia ou entidade gestora".

Em 2023 há um total de 658 águas balneares identificadas, mais quatro do que no ano anterior, refere a mesma nota.

A tutela frisa que a abertura da época balnear será progressiva, iniciando-se a 15 de maio em diversas praias do distrito de Faro. Já a 1 de junho abre na maioria das praias no centro e sul do país e a 17 de junho na maioria das praias do norte.

Nas águas interiores o início da época balnear vai ocorrendo entre junho e julho.

Também o encerramento da época balnear será progressivo a partir do fim de agosto, prolongando-se até 30 de outubro com o encerramento das últimas praias, localizadas no Porto Santo.

Recorde-se que, como já era conhecido, 394 praias foram premiadas com a Bandeira Azul, mais uma do que no ano passado.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) "realizará, durante toda a época balnear, análises para avaliar se as águas se encontram aptas para o banho, garantindo, assim, uma maior segurança aos utentes", sublinha o Executivo.

Já a Autoridade Marítima Nacional terá no terreno "um dispositivo com 29 estações salva-vidas, mais de três dezenas de embarcações e 29 motas de salvamento marítimo, bem como quatro dezenas de viaturas e de diversos outros meios ao abrigo dos projetos Seawatch, Praia Saudável e Praia Segura, e do envolvimento da Polícia Marítima".

Além disso, a aplicação Info Praia está novamente ativa "para facilitar, em qualquer local e de forma rápida", o acesso à informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares. Na aplicação "podem ser definidas praias favoritas, galardões atribuídos, equipamentos existentes, bem como a ser notificado de informação atualizada da qualidade da água balnear".

Leia Também: Oeiras com vigilância em 4 praias aos fins de semana e feriados em maio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório