Em 12 minutos, Rita encheu garrafa de 1,5l de beatas. Pizarro agradeceu

Ministro da Saúde fez "ar de zangado" para lembrar que "temos de nos zangar muito com aqueles que insistem em pensar que não temos uma responsabilidade comum em relação à preservação do planeta".

Notícia

© Facebook / Manuel Pizarro

Notícias ao Minuto
26/04/2023 12:03 ‧ 26/04/2023 por Notícias ao Minuto

País

Ambiente

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, partilhou esta quarta-feira, na sua página de Facebook um encontro que teve com uma menina, na cidade do Porto, que estava a recolher beatas para ajudar a limpar Portugal.

"Encontrei a Rita numa rua do Porto. Em apenas 12 minutos tinha enchido uma garrafa de litro e meio com beatas de cigarro apanhadas do chão", começou por contar, explicando, de seguida, que se trata de um repto lançado por Andreas Noe, um ativista alemão, que quis bater o recorde mundial de "maior recolha de beatas do mundo", em Portugal.

"A Rita está a corresponder ao repto lançado por um alemão conhecido por 'trash traveler' e adotado pela escola básica de Costa Cabral, que quer recolher 1 milhão de beatas do chão da via pública, em Portugal, numa semana", explicou.

Apesar de estar contente com a atitude de Rita, a quem inclusive, agradeceu, o governante fez "ar de zangado" por haver tantas beatas espalhadas pelo nosso país (e mundo).

"A Rita pediu-me para fazer uma foto com ela. Com ar de zangado. Foi o que fiz: Temos mesmo que nos zangar muito com aqueles que insistem em pensar que não temos uma responsabilidade comum em relação à preservação do planeta. Obrigado Rita!", concluiu Manuel Pizarro.

No dia 16 de março, o 'trash traveler' lançou um repto à população portuguesa, a partir da sua conta de Instagram. "Participe na maior recolha de beatas do mundo", apelou, acrescentando que esta podia ser feita por "todo o lado de Portugal", entre os dias 15 e 23 de abril.

O objetivo era bater um novo recorde mundial e conseguir fazer em apenas uma semana o que se fez, em 2021, em dois meses, altura em que foram recolhidas 1,1 milhões de beatas de cigarros.

Apesar de não ter conseguido juntar mais do 1,1 milhões de beatas, o ativista agradeceu a todos os que ajudaram a recolher este lixo e ao longo da semana gritaram "beatas no chão, não!".

Leia Também: "Beatas no chão, não!" Ativistas juntam 650 mil cigarros em Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas