Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Câmara de Coimbra quer aumentar e criar zonas industriais no concelho

A Câmara de Coimbra quer aproveitar o próximo quadro comunitário para aumentar zonas industriais já existes e criar espaços no concelho, afirmou hoje o presidente do município.

Câmara de Coimbra quer aumentar e criar zonas industriais no concelho
Notícias ao Minuto

20:13 - 21/04/23 por Lusa

País Coimbra

"Queremos aumentar e criar novas zonas industriais", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, no final da primeira reunião do Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra, que junta representantes de várias empresas e instituições do concelho, bem como de personalidades indicadas pela autarquia.

Segundo o edil, nesta primeira reunião, foi apontada, por parte dos intervenientes, a falta de zonas empresariais e industriais, notando que os espaços empresariais existentes "são pequenos e com áreas para instalação de empresas de pequena dimensão".

"Coimbra não aproveitou o PT2020 para aumentar as áreas de instalação de indústria e foi referida a necessidade de aproveitar o PT2030", salientou José Manuel Silva.

Para além dessa lacuna, faltam também "espaços de escritórios" na cidade, em 'open space', de grande dimensão, "que permitam acomodar 200, 300 ou 400 pessoas".

"Lisboa sentiu durante um período essa falta de prédios de escritórios e resolveu o problema. Coimbra precisa de fazer esse caminho", notou.

De acordo com José Manuel Silva, apesar de a atração de empresas para o concelho estar "condicionada" pela falta de espaços, a Câmara tem feito um trabalho de identificação de espaços disponíveis.

"A Câmara dispõe agora de um dossiê com mais de 200 páginas com espaços transacionáveis de habitação, de escritórios e de esqueletos industriais para mostrar aos empresários", vincou.

O presidente da Câmara de Coimbra realçou ainda a importância da constituição do conselho estratégico.

"É importante ter empresas e instituições tão heterogéneas a falar em conjunto. É fundamental trabalharmos em conjunto para a promoção do desenvolvimento do concelho", salientou.

Leia Também: Assembleia Municipal de Coimbra aprova moção para apoiar repúblicas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório