Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Ativistas mostram rabo ao primeiro-ministro no aniversário do PS

Jovens interromperam a sessão de abertura das comemorações dos 50 anos do Partido Socialista, acusando o partido de "não fazer um cu" pela ação climática.

Ativistas mostram rabo ao primeiro-ministro no aniversário do PS
Notícias ao Minuto

14:07 - 19/04/23 por Notícias ao Minuto

País Insólito

Três jovens ativistas pelo clima interromperam, esta quarta-feira, a sessão de abertura dos 50 anos do Partido Socialista (PS) e baixaram as calças, mostrando o rabo, perante uma sala onde se encontrava o primeiro-ministro na primeira fila.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a 'Greve Climática Estudantil Lisboa' revelou que os estudantes pertencem  ao movimento 'Fim ao Fóssil' e que quiseram com esta atitude acusar o PS de "não fazer um cu" pela ação climática.

"O PS não devia estar a celebrar, mas sim a fazer um plano compatível com os prazos ditados pela ciência climática para acabar com os combustíveis fósseis e pôr em marcha uma transição justa para as pessoas", lê-se na nota.

Para estes estudantes, de idades entre os 21 e 23 anos, "os governos estão há muito a mandar o nosso futuro para o lixo num planeta em chamas, e sabemos que o vão continuar a fazer porque o que os move é o lucro".

Por isso, anunciam, "temos de colocar o nosso futuro nas nossas próprias mãos, e lutar por ele".

O protesto tomou lugar na semana do 30º aniversário do protesto histórico em que estudantes mostraram o rabo com as palavras "NÃO PAGO" ao então ministro da Educação, contra o aumento das propinas. Hoje, nas nádegas, os jovens tinham a palavra "ocupa". 

Recorde-se que este protesto acontece uma semana antes do início das ocupações estudantis de mais de dez escolas e universidades pelo país, agendadas para dia 26 de abril, durante as quais vão reivindicar "o fim aos combustíveis fósseis até 2030" e "100% eletricidade renovável e acessível até 2025 para todas as famílias".

Leia Também: PS "foi fundado num rasgo de visão que demonstrou grande coragem"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório