A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) determinou, na quarta-feira, a suspensão "imediata" da venda dos exemplares de termómetros de infravermelhos da marca 'Penrui Biotech Inc', modelo JRT200.
A suspensão prende-se com o facto de o equipamento estar identificado, indevidamente, com a marca CE, não existindo qualquer "evidência de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu", explica a autoridade do medicamento em comunicado. Verificou-se, neste caso, a "ausência da avaliação de conformidade por parte de um Organismo Notificado, bem como ausência de informação acerca do atual mandatário sediado na União Europeia".
A marca CE é um indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados no Espaço Económico Europeu.
Para além da determinação da suspensão imediata deste produto no mercado nacional e da recolha dos referidos produtos, a autoridade refere que o distribuidor, WTEC - Equipamentos Industriais Laboratoriais e Hospitalares Lda., encontra-se "a desenvolver as ações necessárias" para a recolha destes dispositivos.
"Assim, as entidades que disponham de unidades deste dispositivo médico não o devem disponibilizar/utilizar. Informação adicional deve ser obtida junto do respetivo distribuidor", lê-se ainda na nota.
Leia Também: Infarmed proíbe a exportação de 154 medicamentos