Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AR pede fim à discriminação de pessoas trans em rastreios oncológicos

O Parlamento pede medidas para combater essa discriminação em rastreios "para o cancro de mama, colorretal e de colo do útero".

AR pede fim à discriminação de pessoas trans em rastreios oncológicos
Notícias ao Minuto

10:05 - 18/04/23 por Notícias ao Minuto

País Assembleia da República

O Presidente da Assembleia da República (AR), Augusto Santos Silva, assina, esta terça-feira, uma resolução em que a instituição recomenda ao Governo "que ponha fim à discriminação de pessoas trans nos rastreios oncológicos para o cancro de mama, colorretal e de colo do útero".

Neste âmbito, o Parlamento pede ao Executivo que "tome as diligências necessárias" para "pôr fim" a essa discriminação nos rastreios oncológicos já citados.

Para tal, a Assembleia da República pede que ser criado, para o efeito, "um novo campo autónomo no âmbito do sistema de informação para gestão do circuito de programas de rastreio populacionais ou oportunistas (SiiMA Rastreios)", capaz de permitir aos profissionais de saúde que acompanham os utentes "sinalizar aqueles que tenham um órgão sexual de género diferente do constante na respetiva identificação civil e que apenas seja acessível no sistema".

Leia Também: "Vidas trans importam". Professora desculpa-se por dar 'bom dia, meninas'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório