Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Boaventura de Sousa Santos nega assédio sexual e apresenta queixa-crime

Professor catedrático pretende processar investigadoras que publicaram um artigo a acusarem-no de assédio sexual e moral.

Boaventura de Sousa Santos nega assédio sexual e apresenta queixa-crime
Notícias ao Minuto

14:49 - 12/04/23 por Notícias ao Minuto

País Assédio sexual

O professor catedrático e sociólogo Boaventura de Sousa Santos já reagiu às acusações de assédio sexual e moral de que foi alvo num artigo publicado por três investigadoras e revelado esta quarta-feira pela comunicação social.

Numa carta aberta, citada pela SIC Notícias e intitulada 'Diário de uma difamação - 1', o docente não só negou as acusações como revelou que vai processar as autoras do artigo.

Boaventura de Sousa Santos começa por dizer que foi alvo de uma "difamação anónima, vergonhosa e vil", aproveitando por acusar uma das investigadores de "comportamento incorreto e indisciplinado".

"Apesar de o artigo estar centrado na minha pessoa, nunca tive reuniões com duas das autoras (Miye Tom e Catarina Laranjeiro) e com a terceira, a principal autora (Lieselotte Viaene), tive duas reuniões, uma com o seu supervisor do estágio Marie Curie quando chegou ao CES e outra como diretor estratégico do CES, a pedido do diretor executivo, para tentar resolver os problemas do comportamento incorreto e indisciplinado do ponto de vista institucional desta investigadora", lê-se na carta aberta, segundo a SIC Notícias, acrescentando que o comportamento da mesma "foi de tal ordem insolente e incorreto que o CES acabou por lhe abrir um processo disciplinar e não aceitou que ela indicasse o CES como instituição de acolhimento num projeto de candidatura ao European Research Council".

De seguida, Boaventura de Sousa Santos assume que, perante tais acusações, vai processar as três investigadoras.

"Independentemente dos procedimentos internos e judiciais que o CES vier a adoptar, quero informar-vos de que vou apresentar uma queixa-crime por difamação contra as autoras. Declaro-me disponível para dar todas as informações e prestar todos os esclarecimentos que me sejam pedidos, quer no âmbito do processo judicial, quer no âmbito dos processos internos, que o CES certamente vai pôr em movimento”, escreveu o professor catedrático.

Recorde-se que três investigadoras do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra denunciaram, num artigo científico disponível desde março, três pessoas de abuso e de conduta inapropriada - entre as quais Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins. 

O investigador Bruno Sena Martins defendeu-se esta quarta-feira das denúncias feitas contra si, negando "categoricamente" as acusações de que é alvo.

Leia Também: Comissão investiga denúncias de assédio na academia de Coimbra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório