Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

No 4.º dia de greve, funcionários da Lusa acusam Governo de "mau exemplo"

Os trabalhadores da agência Lusa reivindicam menos de 10 euros por cada um dos 12 anos sem aumentos salariais.

No 4.º dia de greve, funcionários da Lusa acusam Governo de "mau exemplo"
Notícias ao Minuto

19:21 - 02/04/23 por Notícias ao Minuto

País Agência Lusa

Os trabalhadores da agência Lusa cumprem, este domingo, o quarto e último dia de quatro dias de greve em luta por salários condignos, reivindicando menos de 10 euros por cada um dos 12 anos sem aumentos salariais.

Num comunicado dos trabalhadores, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os sindicatos apelaram ao primeiro-ministro, António Costa, para que haja também no “serviço público de informação” uma “política de investimento assente em melhores salários”.

Em causa estão declarações proferidas ontem por António Costa que, enquanto secretário-geral do PS, disse que “é preciso que a economia cresça para os salários crescerem, mas o crescimento dos salários faz também crescer a economia”, sublinhando que “é mesmo nos salários que deve assentar a política de rendimentos”.

No entanto, lembram os trabalhadores da Lusa, um dia antes, António Costa, enquanto primeiro-ministro, deixou-os “sem resposta”, aquando “da entrega de uma carta aberta a apelar para aumentos salariais”. 

“O Governo é o primeiro a dar o mau exemplo ao setor privado, quando, por exemplo, deixa de fora das suas medidas os trabalhadores do setor empresarial do Estado”, acusaram, acrescentando que “para concretizar o aumento exigido pelos trabalhadores da Lusa, o Governo tem de rever a indemnização compensatória que contratou com a empresa”.

Os trabalhadores lembram ainda que o Partido Socialista (PS) chumbou, na sexta-feira, uma “proposta do Bloco de Esquerda para aumentar a indemnização compensatória para a Lusa, prevendo aumentos salariais, e com isso continuou a inviabilizar uma solução para os trabalhadores”.

Em forma de balanço, os trabalhadores consideraram que os “quatro dias de greve revelaram-se muito positivos não só pela adesão acima dos 90%, mas também por terem levado a Direção de Informação a fechar a linha noticiosa”, que causou “um enorme impacto” junto de outros órgãos de comunicação. 

Segundo a nota, “os trabalhadores da Lusa estão sem aumentos salariais reais há 12 anos e começaram por reivindicar 120 euros de aumento” e “depois de uma proposta inicial de 35 euros, a administração chegou aos 74 euros”, mas tal “não basta”. 

“Os 120 euros pedidos não são muito para tanto tempo sem aumentos, mas os sindicatos baixaram a contraproposta, ratificada em plenário, para os 100 euros”, informam. 

“Esperamos que a Lusa seja um farol na valorização das nossas profissões, pois não há jornalismo de qualidade e de referência com trabalhadores maltratados, com baixos salários e em precariedade”, acrescentam.

Leia Também: Agência Lusa faz 3.º dia de greve. "Postura de imobilismo parece reinar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório