CML hasteia bandeira de Orgulho Trans. Moedas votou contra e não apareceu

Presidente da autarquia votou contra, pelo segundo ano consecutivo, alegando ser necessário haver "um critério de que tipo de bandeiras e quando são içadas".

NotíciaVídeo

© Reprodução/ Instagram/ Daniel Oliveira

Notícias ao Minuto
31/03/2023 16:46 ‧ 31/03/2023 por Notícias ao Minuto

País

Transgénero

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) hasteou, na manhã desta sexta-feira, a bandeira de Orgulho Trans na sua fachada, de forma a assinalar o Dia Internacional da Visibilidade Trans (31 de março).

A decisão camarária não veio com apoio unânime, no entanto, tendo o presidente da Câmara, Carlos Moedas, bem como toda a coligação Novos Tempos (PSD/CDS/MPT/Aliança), votado contra.

Pode espreitar o vídeo do hastear da bandeira na galeria que acompanha esta notícia.

Se é certo que Moedas e a coligação pela qual foi eleito para liderar a Câmara aprovaram os restantes pontos do voto de saudação pela efeméride, o hastear da bandeira na fachada do edifício da Câmara foi contestado.

"Aquele foi o local onde se proclamou a República", argumentou Carlos Moedas, dizendo: "Imaginem que amanhã chegava aqui alguém a pedir para que se hasteassem outras bandeiras. Temos que ter aqui um critério de que tipo de bandeiras e quando são içadas. Há muitas outras causas que são importantes."

A proposta foi apresentada pelo vereador Rui Franco, eleito pelos Cidadãos Por Lisboa, coligação que organizou o hastear da bandeira, ao qual os elementos da coligação Novos Tempos, incluindo Carlos Moedas, não compareceram.

Os restantes pontos, esses sim aprovados com unanimidade, prendiam-se com uma saudação ao Dia Internacional da Visibilidade Trans, a publicação do relatório da execução do I Plano Municipal LGBTI+ 2020-2021 e um apelo a que sejam feitos “esforços para concluir com celeridade a revisão do Plano Municipal LGBTI+, bem como os recursos adequados para a sua implementação”.

Já no ano passado, utilizando os mesmos argumentos, o presidente da autarquia tinha votado contra este ponto.

O Dia da Visibilidade Trans celebra-se nesta sexta-feira, 31 de março, estando marcada para sábado, 1 de abril, a 2ª Marcha pela Visibilidade Trans em Lisboa, que terá ponto de encontro na Alameda D. Afonso Henriques, às 17h30, partindo em direção ao Rossio.

Leia Também: Líder sérvio da Bósnia quer proibir acesso dos grupos LGBTQ às escolas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas