Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Lisboa. PSP detém 11 pessoas e multa 6 em operação da UE em comboios

Neste período, a força de segurança revelou ter dinamizado "um policiamento especial".

Lisboa. PSP detém 11 pessoas e multa 6 em operação da UE em comboios
Notícias ao Minuto

19:08 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto

País PSP

Onze pessoas foram detidas e outras seis foram multadas no âmbito de uma operação de combate à criminalidade nos transportes ferroviários, em Lisboa, que envolveu todos os Estados–membros da União Europeia.

De 20 a 26 de março, a Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, participou na operação, que teve “incidência na luta contra a imigração ilegal por via ferroviária, criminalidade transfronteiriça, a par da posse e transporte de substâncias e matérias ilícitas”.

Neste período, a força de segurança revelou, em comunicado, ter dinamizado “um policiamento especial, estando presente na intersecção das Linhas das Estações Ferroviárias do Cais do Sodré, Oriente e Sete Rios”, onde fiscalizou um total de 41 comboios e abordou 173 passageiros.

Assim, cinco pessoas, entre os 20 e os 23 anos, foram detidas “por posse de produto estupefaciente num total de 86.44 doses individuais de haxixe, 49.2 doses individuais de ecstasy e 7.58 doses individuais de liamba”, e outra três, de 20, 22 e 50 anos, foram detidas por posse de arma branca.

Além disso, foram efetuados três mandados de detenção para cumprimento de prisão efetiva, assim como seis autos de contraordenação, por falta de título de transporte válido.

“A PSP, enquanto membro ativo do RAILPOL, dará continuidade à participação nestas ações, nas estações ferroviárias situadas nas áreas policiadas pela PSP. A segurança e ação policial na área dos Transportes Públicos e especificamente nas operações de grande envergadura, possuem características de especial complexidade e sensibilidade às quais a PSP empresta particular atenção”, rematou a entidade.

Leia Também: PSP sobre ataque: "Foi crucial que cidadãos contactassem pelo 112"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório