Marcelo evoca radialista e professor: "José Duarte é sinónimo de jazz"
Um dos nomes mais importantes na divulgação do jazz em Portugal, morreu em casa, na madrugada desta quinta-feira, aos 84 anos. Presidente da República recordou o percurso de José Duarte.

© Getty Images
José Duarte, um dos nomes mais importantes na divulgação do jazz em Portugal, morreu em casa, na madrugada desta quinta-feira, aos 84 anos, segundo a informação confirmada pela família ao Expresso.
Numa nota publicada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa evocou o radialista e professor, salientando que "José Duarte é sinónimo de jazz".
"Desde 1958, com a fundação do Clube Universitário de Jazz, ou de 1966, com a criação do programa 'Cinco Minutos de Jazz' (que se tornaria, muitas décadas depois, o mais duradouro da rádio portuguesa), que José Duarte é sinónimo de jazz", salientou o chefe de Estado, recordando ainda o percurso "em sucessivos programas e rubricas de rádio e televisão, mas também enquanto professor, conferencista, divulgador, dinamizador", onde "marcou decisivamente a receção portuguesa das 'outras músicas'".
"Por essa militância e entusiasmo inimitáveis foram-lhe atribuídas, entre outras distinções, a Medalha de Mérito Cultural e o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito", recordou ainda Marcelo Rebelo de Sousa, enviando "os sentidos pêsames" à família de José Duarte.
Leia Também: Morreu o promotor do jazz português José Duarte
Comentários
Regras de conduta dos comentários