Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
25º
MIN 14º MÁX 27º

Marcelo promulga atribuição de doutoramentos por institutos politécnicos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma do parlamento que prevê a atribuição de doutoramentos pelos institutos politécnicos, indicou hoje a página da Presidência na internet.

Marcelo promulga atribuição de doutoramentos por institutos politécnicos
Notícias ao Minuto

20:32 - 27/03/23 por Lusa

País Decreto

O decreto, aprovado em 24 de fevereiro, "valoriza o ensino politécnico, alterando a Lei de Bases do Sistema Educativo e o regime jurídico das instituições de ensino superior".

Ao abrigo do diploma, o grau de doutor passará a ser conferido, a par das universidades, pelos institutos politécnicos, que podem adotar a designação em língua inglesa de Polytechnic University, "no quadro da sua política e estratégia de internacionalização", mas em simultâneo com a sua designação em língua portuguesa, que é obrigatória (requisito que é válido também para as universidades).

O grau de doutor só poderá ser concedido pelos estabelecimentos de ensino com recursos humanos e organizativos "necessários à realização de investigação" e que possuam "experiência acumulada nesse domínio sujeita a avaliação e concretizada numa produção científica e académica relevante".

A legislação terá efeitos no primeiro dia do ano letivo subsequente ao da sua publicação (previsivelmente no ano letivo 2023-2024).

Leia Também: Marcelo destaca importância do teatro e o seu empenho por financiamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório